1º Exame de Suficiência de 2012


Foi publicado, no dia 24 de maio, no Diário Oficial da União, na Seção 3, páginas 143 a 147 o resultado da análise dos recursos das provas para Bacharel e Técnico em Contabilidade do 1º Exame de Suficiência de 2012, como também a informação da  anulação das questões n.ºs 39 e 46 da prova para Bacharel em Ciências Contábeis e a questão n.º 26 da prova para Técnico em Contabilidade, em virtude da análise dos recursos das questões objetivas.

1° EXAME DE SUFICIÊNCIA DE 2012

Edital
Prova
Gabarito
LISTA DE APROVADOS
Bacharel Técnico
Bacharel
Técnico
Bacharel
Técnico
icone_edital
icone_prova
icone_tecnico
icone_prova
icone_tecnico
icone_prova
icone_tecnico

LISTA DE APROVADOS APÓS ANÁLISE DE RECURSOS

LISTA DE APROVADOS


GABARITOS APÓS ANÁLISE DE RECURSOS

Confira aqui os gabaritos atualizados


ACOMPANHAMENTO DO RESULTADO

Clique aqui para acompanhamento de seu resultado


PROVAS


RESULTADO PRELIMINAR 

O Conselho Federal de Contabilidade (DOU) publicou no dia 16 de maio, no Diário Oficial da União, na Seção 3, páginas 149 a 175, o resultado do 1º Exame de Suficiência de 2012.


RECURSOS

Os recursos interpostos às questões das provas encontram-se em fase de análise e, caso sejam julgados procedentes, as alterações serão promovidas nos gabaritos, os quais serão retificados no Diário Oficial da União.

A divulgação da análise será feita ao interessado, via sistema de inscrição, conforme previsto no Edital Exame de Suficiência n.º 01/2012, no dia 24 de maio de 2012.


CERTIDÃO DE APROVAÇÃO

Conforme consta no Edital Exame de Suficiência n.º 01/2012, ocorrendo aprovação, os Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs) emitirão, sem ônus para o(a) candidato(a), a Certidão de Aprovação no Exame de Suficiência, desde que solicitado pelo(a) candidato(a), devendo constar a categoria e a data da publicação do resultado no Diário Oficial da União.

Para a solicitação o(a) candidato apresentará, nos CRCs, os seguintes documentos:

a) cópia autenticada do documento de identidade;

b) cópia autenticada do certificado, diploma ou declaração da Instituição de Ensino, comprovando a conclusão do curso ou estar cursando o último ano do curso de graduação em Ciências Contábeis.


GABARITOS PRELIMINARES

Bacharel em Ciências Contábeis e Técnico em Contabilidade


COMUNICADO

A Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC) esclarece a ocorrência de incorreções na transcrição das respostas referentes às provas de técnico e Bacharel em Ciências Contábeis, relacionada à primeira edição de 2012 do Exame de Suficiência, disponibilizados no dia 30 de março de 2012. Confira abaixo as alterações dos gabaritos.

Categoria Técnico em Contabilidade – Gabarito

Onde se lê “questão 48 letra C” , leia-se “questão 48 letra B”

Onde se lê “questão 49 letra A”, leia-se “questão 49 letra D”

Onde se lê “questão 50 letra A”, leia-se “questão 50 letra D”

Categoria Bacharel em Ciências Contábeis – Gabarito

Onde se lê “questão 49 letra A”, leia-se “questão 49 letra C”

Onde se lê “questão 50 letra D”, leia-se “questão 50 letra A”

O prazo para a interposição do recurso começa no dia 3 de abril.


A Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC) disponibilizou no dia 2 de abril, os gabaritos da primeira edição de 2012 do Exame de Suficiência, aplicadas o dia 25 de março em 121 cidades brasileiras.

Interposição de recursos
De acordo com o edital do Exame, a interposição de recursos das provas deve ser dirigida à FBC e encaminhada ao Conselho Regional de Contabilidade no qual o candidato realizou o Exame, mediante protocolo, obedecido o horário de funcionamento do CRC e o prazo recursal.

O candidato deverá apresentar o recurso em documento original, digitado ou datilografado, conforme modelo disponibilizado (veja abaixo), devidamente assinado.

O recurso deve conter as seguintes especificações:

a) identificação do candidato, número de inscrição do candidato no Exame, local onde realizou a prova e o tipo de prova a que se refere;
b) a resposta marcada pelo candidato e a resposta constante do gabarito preliminar divulgado;
c) justificativa do recurso para cada questão que deseja questionar; e
d) apresentação de argumentação lógica e consistente.

Os recursos sobre os gabaritos preliminares serão analisados e julgados. A divulgação aos interessados irá ocorrer por meio do sistema de inscrição, no prazo de até 60 dias, contados a partir da data de aplicação das provas.

Em hipótese alguma serão aceitos recursos via postal, fax, correio eletrônico ou protocolados fora do prazo.

Modelo de recurso


Divulgados os locais de provas

Conforme previsto no Edital do 1º Exame de Suficiência de 2012, publicado no dia 9 de janeiro, foram disponibilizados, neste dia 5 de março, os locais de provas.

Dessa forma, os candidatos já podem acessar o sistema informatizado de acompanhamento das inscrições para a impressão do comprovante, onde consta, além do local e endereço, o número da sala em que farão a prova, no dia 25 de março.

Clique aqui para acompanhamento da inscrição.

Veja tabela com locais e endereços de provas. (Atualizado em 14/3/2012 às 17h42min)

ATENÇÃO: ALTERADO LOCAL/ENDEREÇO DE ARARAQUARA/SP

Observação: A tabela acima pode sofrer alterações até a véspera do Exame. Dessa forma, recomenda-se imprimir o comprovante em data próxima à da prova.

UF

INSCRITOS EM:

FARÃO AS PROVAS EM:

GO

ANÁPOLIS

GOIÂNIA

RN

CAICÓ

NATAL ou MOSSORÓ

Clique aqui para acompanhamento da inscrição.

AVISO: O resultado da análise dos pedidos de isenção de taxa de inscrição será divulgado até o dia 27 de janeiro de 2012, via sistema de inscrição, conforme disposto no Edital Exame de Suficiência n.º 1/2012.


Informações

De 12 de janeiro a 13 fevereiro estarão abertas as inscrições para o 1º Exame de Suficiência de 2012, cujas provas serão realizadas no dia 25 de março próximo. Essas informações estão no Edital do Exame, publicado hoje, 9 de janeiro, pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC), no Diário Oficial da União (DOU) - Seção 3.

A aprovação no Exame de Suficiência é requisito para a obtenção ou o restabelecimento de registro profissional em Conselho Regional de Contabilidade (CRC), conforme estabelecido pela Lei n.º 12.249/2010. As normas que regem o Exame estão previstas na Resolução CFC n.º 1.373/2011.

O Exame de Suficiência é constituído de provas em duas modalidades: para bacharéis em Ciências Contábeis e para Técnicos em Contabilidade. As provas do 1º Exame de 2012 serão executadas pela Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC), entidade contratada pelo CFC para a realização do certame em todo o território nacional.

Inscrições

As inscrições para o 1º Exame de Suficiência de 2012 podem ser feitas somente nos sites da FBC (https://www.fbc.org.br/), dos Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs) ou do CFC, durante o período de 12 de janeiro e 13 de fevereiro. A taxa será de R$ 100,00.

Somente poderão se inscrever para a prova de Bacharel em Ciências Contábeis os candidatos que estejam cursando o último ano do curso ou que tenham efetivamente concluído a graduação. Para a prova de Técnico em Contabilidade, os candidatos deverão ter concluído o curso.

Provas

O Exame será aplicado no dia 25 de março de 2012, no período das 8h30 às 12h30, horário de Brasília-DF.

Os locais de realização das provas serão divulgados até o dia 5 de março de 2012, por meio do sistema de inscrição. O Edital estabelece que o CFC poderá mudar o local de realização das provas para localidades vizinhas caso não haja número suficiente de candidatos nas cidades constantes do local de inscrição.

As provas para bacharéis e técnicos serão compostas, cada uma, de 50 questões objetivas, valendo um ponto cada, abrangendo as seguintes áreas:

Para técnicos em contabilidade: Contabilidade Geral; Contabilidade de Custos; Noções de Direito; Matemática Financeira; Legislação e Ética Profissional; Princípios de Contabilidade e Normas Brasileiras de Contabilidade; e Língua Portuguesa Aplicada.

Para bacharéis em Ciências Contábeis: Contabilidade Geral; Contabilidade de Custos; Contabilidade Aplicada ao Setor Público; Contabilidade Gerencial; Noções de Direito; Matemática Financeira e Estatística; Teoria da Contabilidade; Legislação e Ética Profissional; Princípios de Contabilidade e Normas Brasileiras de Contabilidade; Auditoria Contábil; Perícia Contábil; Controladoria; e Língua Portuguesa Aplicada.

Veja o detalhamento do conteúdo programático.

Outras edições

2º Exame de Suficiência de 2015
1º Exame de Suficiência de 2015
2º Exame de Suficiência de 2014
1º Exame de Suficiência de 2014
2º Exame de Suficiência de 2013
1º Exame de Suficiência de 2013
1º Exame de Suficiência de 2012
2º Exame de Suficiência de 2012
2º Exame de Suficiência de 2011
1º Exame de Suficiência de 2011