Qualidade

Sistema de Gestão da Qualidade

É o conjunto de atividades e tarefas que devem ser executadas para garantir a conformidade de acordo com os requisitos estabelecidos.

Benefícios do Sistema de Gestão da Qualidade

  • Capacidade de prover consistentemente produtos e serviços que atendam aos requisitos do cliente e aos requisitos estatutários e regulamentares aplicáveis;
  • Facilitar oportunidades para aumentar a satisfação do cliente;
  • Abordar riscos e oportunidades associados com seu contexto e objetivos;
  • Capacidade de demonstrar conformidade com requisitos especificados de sistemas de gestão da qualidade.

O que é ISO?

International Organization for Standardization, entidade de padronização e normatização, criada em Genebra, na Suíça, em 1947, que tem como missão promover o desenvolvimento da padronização das atividades com ela relacionadas no mundo e, em seus objetivos, facilitar a troca de serviços e bens, para promover a cooperação a nível intelectual, científico, tecnológico e econômico.

No Brasil, a ISO é representada pela ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas.

A ABNT é o Foro Nacional de Normalização por reconhecimento da sociedade brasileira desde a sua fundação, em 28 de setembro de 1940, e confirmado pelo governo federal por meio de diversos instrumentos legais.

Certificação ISO 9001 no CFC

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) foi o primeiro dos Conselhos Federais de Fiscalização do exercício profissional a certificar o seu Sistema de Gestão da Qualidade, conforme requisitos estabelecidos na ABNT NBR ISO 9001, sendo o seu primeiro certificado emitido em 26/12/2007, pela British Standards Institution (BSI).

Em função da atualização da NBR ISO 9001:2008 para 9001:2015, todas as empresas certificadas teriam até setembro de 2018 para fazer a migração da Norma. Em 22/06/2018, antecipando-se, o Conselho Federal de Contabilidade fez a migração da NBR ISO 9001:2008 para 9001:2015.

Nosso escopo

Registro, regulamentação, fiscalização e desenvolvimento profissional para o exercício da profissão contábil.

Política da Qualidade 

Estabelecer padrões de normatização, orientação e controle das ações relacionadas ao registro e à fiscalização do exercício da profissão contábil, bem como à regulamentação da Educação Continuada, visando à melhoria e à eficácia do Sistema Contábil Brasileiro, garantindo o comprometimento com os requisitos aplicáveis. (R003)

Objetivos da Qualidade 

- Promover a capacitação e a valorização dos colaboradores, estimulando o crescimento pessoal e profissional, visando habilitá-los ao desenvolvimento de suas atividades.
- Assegurar a melhoria contínua e a otimização dos processos internos, promovendo a excelência nos serviços e a satisfação dos clientes internos e externos, por meio da gestão da qualidade.
- Aprimorar canais de comunicação, estimulando a gestão e a disseminação da informação e do conhecimento, visando atender às necessidades da instituição, do profissional contábil e da sociedade.
- Apoiar, assessorar e acompanhar os Conselhos Regionais no cumprimento das suas atividades institucionais.
- Promover, com eficiência, ações direcionadas ao registro, à fiscalização, à normatização e ao desenvolvimento da profissão contábil.
(R003)

Processos certificados

  • Registro
  • Fiscalização
  • Desenvolvimento Profissional
  • Técnica
  • Licitação
  • Controle Interno
  • Desenvolvimento Operacional
  • Comunicação Social
  • Contabilidade
  • Financeiro
  • Gestão de Pessoas
  • Informática
  • Diárias e Passagens
  • Pessoal
  • Eventos
  • Protocolo e Expedição de Documentos
  • Arquivo
  • Procuradoria Jurídica
  • Ouvidoria
  • Transporte

Certificados do Conselho Federal de Contabilidade

VALIDADE: 22/06/2018 - 22/06/2021

VALIDADE: 04/08/2017 - 15/09/2018

VALIDADE: 04/12/2013 - 03/12/2016

VALIDADE: 26/12/2007 - 07/12/2013