Excelência na Contabilidade

O Conselho Federal de Contabilidade, acompanhando a evolução do processo de ensino nos últimos anos, assimilou a importância da sua participação, enquanto órgão de classe, para a qualificação profissional dos seus filiados.

A formação continuada acadêmica é requisito fundamental para a educação integral do profissional da contabilidade. Partindo dessa premissa, o CFC instituiu o Programa Excelência na Contabilidade, que tem como proposta intensificar a realização de cursos de pós-graduação stricto sensu em Contabilidade, participando financeiramente de projetos específicos direcionados a essa finalidade, mediante convênios firmados com instituições de ensino superior recomendados* pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Constata-se que o ensino de pós-graduação no Brasil vem experimentando excepcional crescimento, o que representa um auspicioso ganho em qualidade profissional e acadêmica. Na área contábil, no entanto, esse fenômeno não vem ocorrendo em igual proporção. Embora o curso de Ciências Contábeis tenha uma boa demanda, é pequeno o número de cursos de mestrado em Contabilidade com relação ao quantitativo de professores que atuam nas instituições de ensino do País.

É correto afirmar que está na figura dos mestrados e doutorados a possibilidade de se conquistar um espaço maior na sociedade, uma vez que os contadores estarão melhor preparados para apontar a essa sociedade os caminhos que as Ciências Contábeis têm a oferecer.

Para cumprir o disposto no artigo 52, inciso II da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, que determina que as universidades devam ter “um terço do corpo docente, pelo menos, com titulação acadêmica de mestrado ou doutorado” e o artigo 88, § 2º das disposições transitórias da mesma lei, que determina seu cumprimento no prazo de oito anos, o CFC tem estimulado a criação de pólos para a instalação de cursos de mestrado e/ou doutorado, a serem ministrados mediante convênios firmados com instituições de ensino superior que já possuem mestrado na área contábil, e recomendado pela CAPES.

É importante frisar que o Conselho Federal de Contabilidade não concede bolsas de estudo e nem auxílio financeiro que caracterizem apoio individualizado ao estudante.

O subsídio oferecido pelo CFC corresponde a um percentual que incide sobre o valor total do curso e beneficia a todos os integrantes da turma, indistintamente, desde que estes sejam Contadores e estejam registrados e regular com os Conselhos Regionais de Contabilidade das respectivas jurisdições.

 (*) Os cursos stricto sensu deverão ser recomendados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)

Para obter mais informações acesse:

Resolução CFC n.º 1.547/2018

Ministério da Educação

CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Modelo do Edital de Chamamento Público para celebração de Acordo de Cooperação Técnica

Modelo de Termo de Cooperação Técnica

Modelo de Projeto

Modelo de Termo de Compromisso

Modelo de Termo de Compromisso do aluno/IES