Audiência Pública

Audiência Pública Aberta

Normas Brasileiras de Contabilidade

AUDIÊNCIA ABERTAS

As manifestações recebidas na audiência são consideradas públicas a não ser que o manifestante solicite expressamente que as contribuições sejam tratadas de forma reservada.

Sempre que o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) julgar adequado, será utilizado o instrumento da audiência pública para promover o debate de questões normativas de grandes efeitos práticos ou de notável repercussão pelo assunto tratado.

No exercício de seu papel institucional, o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) oportuniza espaço democrático para a participação da Classe Contábil e da sociedade no processo das audiências públicas.

O CFC aderiu à Plataforma Participa + Brasil do Governo Federal para operacionalização dos seus documentos em Audiência Pública.

Participe!

Audiências Públicas abertas
ITG 2005 – Entidade em Condomínio Edilício. Audiência iniciada em 5 de abril e será encerrada no dia 6 de junho de 2024.
Link: https://www.gov.br/participamaisbrasil/itg2005

Edital de Audiência Pública n.º 01/2024
Pronunciamento Técnico CBPS 01
REQUISITOS GERAIS PARA DIVULGAÇÃO DE INFORMAÇÕES FINANCEIRAS RELACIONADAS À SUSTENTABILIDADE
Data: 12/4/2024
O Comitê Brasileiro de Pronunciamentos de Sustentabilidade (CBPS) e o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) oferecem à Audiência Pública Conjunta a presente Minuta de Pronunciamento Técnico CBPS 01.
A minuta de Pronunciamento está alinhada com o documento IFRS S1 General Requirements for Disclosure of Sustainability-related Financial Information emitido em junho de 2023 pelo International Sustainability Standards Board (ISSB).
O objetivo do Pronunciamento é estabelecer requerimentos gerais sobre divulgações de informações sobre riscos e oportunidades relacionados à sustentabilidade que sejam úteis para usuários de relatórios financeiros de propósito geral na tomada de decisões sobre o fornecimento de recursos para a entidade.
Ademais, dispõe sobre como a entidade deve preparar e relatar suas divulgações financeiras relacionadas à sustentabilidade e estabelece requisitos gerais para o conteúdo e a apresentação dessas divulgações, para que essas sejam úteis aos usuários na tomada de decisões relativas ao fornecimento de recursos à entidade.
Particularmente sobre riscos e oportunidades relacionados à sustentabilidade, uma entidade é obrigada a fornecer divulgações sobre:
• os processos, controles e procedimentos de governança utilizados para monitorá-los, gerenciá-los e supervisioná-los;
• a sua estratégia para gerenciá-los;
• os processos que a entidade utiliza para identificá-los, avaliá-los, priorizá-los e monitorá-los; e
• o seu desempenho, incluindo o progresso em direção a quaisquer metas que a entidade tenha definido ou seja obrigada a cumprir por lei ou regulamento.
O Comitê Brasileiro de Pronunciamentos de Sustentabilidade(CBPS) e o Conselho Federal de Contabilidade (CFC), que subscrevem este edital de audiência, gostariam de receber comentários em relação as alterações propostas.
O prazo da presente Audiência é de 60 dias.
Feitas essas considerações, estamos divulgando a minuta de Pronunciamento Técnico CBPS 01 – Requisitos Gerais para Divulgação de Informações Financeiras Relacionadas à Sustentabilidade solicitando que as sugestões e comentários relativos a essa minuta sejam enviados até o dia 13 de junho de 2024, ao Comitê Brasileiro de Pronunciamentos de Sustentabilidade (CBPS), por meio do endereço eletrônico cbps@facpcs.org.br e ao Conselho Federal de Contabilidade (CFC), preferencialmente por meio do endereço eletrônico ap.nbc@cfc.org.br ou para SAS, Quadra 5, Bloco J, edifício CFC, 10º andar - Brasília-DF - CEP 70070-920.
As sugestões e comentários serão considerados públicos e disponibilizados na íntegra, após o término do prazo da Audiência pública, na rede mundial de computadores.
A minuta está disponível para os interessados na página do CBPS (https://www.facpcs.org.br/CBPS) e na do CFC (https://www.cfc.org.br) na rede mundial de computadores.
Comitê de Brasileiro de Pronunciamentos Sustentabilidade (CBPS)
Conselho Federal de Contabilidade (CFC)

Link para a minuta: https://cfc.org.br/wp-content/uploads/2024/04/CBPS_1_Final.docx

Edital de Audiência Pública n.º 02/2024
Pronunciamento Técnico CBPS 02
DIVULGAÇÕES RELACIONADAS AO CLIMA
Data: 12/4/2024

O Comitê Brasileiro de Pronunciamentos de Sustentabilidade (CBPS) e o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) oferecem à Audiência Pública Conjunta a presente Minuta de Pronunciamento Técnico CBPS 02.
A minuta de Pronunciamento está alinhada com o documento IFRS S2 - Climate-related Disclosures emitido em junho de 2023 pelo International Sustainability Standards Board (ISSB).
O documento agrega as recomendações da Força-Tarefa sobre Divulgações Financeiras Relacionadas ao Clima (TCFD) e incorpora requisitos de divulgação baseados no setor, derivados de Normas do Sustainability Accounting Standards Board (SASB). A minuta prevê exigências de divulgação de informações sobre riscos e oportunidades relacionados ao clima e que sejam úteis para usuários, no que concerne a relatórios financeiros de propósito geral na tomada de decisões referentes ao fornecimento de recursos para organização, englobando aspectos de:
• riscos físicos;
• riscos de transição;
• oportunidades disponíveis para a organização.
A minuta prevê exigências de divulgações que permitam aos usuários de relatórios financeiros de propósito geral entenderem especificamente sobre os seguintes fatores concernentes a riscos e oportunidades relacionados ao clima:
• os processos, controles e procedimentos de governança que a organização usa para monitorá-los, gerenciá-los e supervisioná-los;
• a estratégia da entidade para sua gestão;
• os processos que a entidade usa para identificá-los, avaliá-los, priorizá-los e monitorá-los, incluindo se e como esses processos são integrados e informam o processo geral de gestão de riscos da entidade; e
• o desempenho da entidade, incluindo o progresso em direção a quaisquer metas definidas sobre o clima e que devam ser cumpridas por lei ou regulamento.
O Comitê Brasileiro de Pronunciamentos de Sustentabilidade (CBPS) e o Conselho Federal de Contabilidade (CFC), que subscrevem este edital de audiência, gostariam de receber comentários em relação as alterações propostas.
O prazo da presente Audiência é de 60 dias.
Feitas essas considerações, estamos divulgando a minuta de Pronunciamento Técnico CBPS 02 – Divulgações Relacionadas ao Clima, solicitando que as sugestões e comentários relativos a essa minuta sejam enviados até o dia 13 de junho de 2024, ao Comitê Brasileiro de Pronunciamentos de Sustentabilidade (CBPS), por meio do endereço eletrônico cbps@facpcs.org.br, e ao Conselho Federal de Contabilidade (CFC), preferencialmente por meio do endereço eletrônico ap.nbc@cfc.org.br ou para SAS, Quadra 5, Bloco J, edifício CFC, 10º andar - Brasília-DF - CEP 70070-920.
As sugestões e comentários serão considerados públicos e disponibilizados na íntegra, após o término do prazo da Audiência pública, na rede mundial de computadores.
A minuta está disponível para os interessados na página do CBPS (https://www.facpcs.org.br/CBPS) e na do CFC (https://www.cfc.org.br) na rede mundial de computadores.
Comitê de Brasileiro de Pronunciamentos Sustentabilidade (CBPS)
Conselho Federal de Contabilidade (CFC)

Link para a minuta: https://cfc.org.br/wp-content/uploads/2024/04/CBPS_2_Final_comGuia.docx

AUDIÊNCIAS ENCERRADAS