Capacitadoras - Credenciamento

A solicitação de credenciamento deve ser realizada pelo Sistema EPC Web.

Para o primeiro acesso, a instituição poderá:

  • Acessar o endereço epc.cfc.org.br e clicar na opção “Solicitar Acesso”. Preencher o formulário a ser disponibilizado e aguardar a liberação das permissões. A instituição poderá manter contato com o Conselho Regional de Contabilidade (CRC) da jurisdição em que está sediada, para a confirmação da sua solicitação.
  • Fazer a solicitação de acesso diretamente via Conselho Regional de Contabilidade (CRC) clique aqui para verificar os telefones dos CRCs.

Caso a capacitadora utilize a segunda opção, deverá acompanhar o trâmite da permissão junto ao CRC.

Após concedida a permissão:

  • Acessar o Sistema EPC Web e inserir o usuário e senha cadastrados – lembrando que o usuário será sempre o número do CPF.
  • Ao abrir a tela o usuário, deverá localizar à esquerda o menu “Página Inicial”. Caso não apresente esse menu, o usuário deverá  clicar o botão “EPC” localizado  no meio da tela.
  • Em seguida, o usuário deverá clicar no menu “Capacitadora” > “Gerenciamento” e clicar no botão “Adicionar”.
  • Preencher o formulário disponibilizado na tela, anexar os documentos solicitados pela Norma e clicar no botão “Salvar”.
  • Em seguida, selecionar na tela o cadastro, que ficará dourado.
  • À direita, clicar no botão “Enviar” e protocolar cópia dos documentos físicos no CRC, para a devida conferência (a documentação poderá ser enviada pelos Correios).

A instituição deverá acompanhar via sistema a homologação do pedido de credenciamento como capacitadora.

Importante: Os pedidos de credenciamento de cursos e eventos devem ser realizados após o deferimento do pedido de credenciamento da capacitadora.

Como cadastrar um Curso

  • Acessar o Sistema EPC Web e inserir o usuário e senha cadastrados – lembrando que o usuário será sempre o número do CPF do usuário.
  • Ao abrir a tela, o usuário deverá localizar à esquerda o menu “Página Inicial”. Caso não apresente esse menu, o usuário deverá  clicar o botão “EPC” localizado  no meio da tela.
  • Em seguida, o usuário deverá clicar no menu “Minhas Atividades” > “Curso” e  clicar no botão “Adicionar”.
  • Para o cadastro de curso, a capacitadora deverá seguir 4 (quatro) passos. São eles:
  1. Dados do curso (lembrando que quando se tratar de EVENTO, ele deverá ser cadastrado no menu “Evento”). Preencher todos os campos apresentados no formulário.
  2. Cadastro da turma. O sistema apresentará uma data. Assim, basta inserir a data de realização da primeira turma do curso. Como determina o item 6(d) do Anexo I da  NBC PG 12 (R3), não é permitido inserir uma data anterior ao cadastro. As turmas devem ser cadastradas, no mínimo, com 5 (cinco) dias de antecedência da realização.
  3. Cadastro do(s) instrutor(es). O sistema possui um banco de dados com diversos  instrutores já cadastrados. Para visualizar os instrutores cadastrados, é só clicar na chave (parece uma seta de cabeça para baixo), começar a escrever o nome do instrutor. Caso  não localize, o usuário poderá abrir uma nova  janela do EPC e clicar no menu “Cadastro” > “Instrutor” e inserir os dados do instrutor que desejar cadastrar.
  4. O sistema apresentará um resumo de tudo o que foi cadastrado para que seja realizada a devida conferência. Para corrigir alguma informação, clique no botão “Editar” localizado à direita da tela. Caso as informações estejam corretas, clique no botão “Salvar”.  Em seguida, o usuário deverá selecionar, em tela, o cadastro, que ficará dourado e clicar no botão “Enviar” localizado à direita da tela. Deve-se acompanhar pelo sistema todo o trâmite até a homologação do pedido pelo CRC.

Como cadastrar um Evento

  • Acessar Sistema EPC Web e inserir o usuário e senha cadastrados – lembrando que o usuário será sempre o número do CPF do usuário.
  • Ao abrir a tela, o usuário deverá localizar à esquerda o menu “Página Inicial”. Caso não apresente esse menu, o usuário deverá  clicar o botão “EPC” localizado  no meio da tela.
  • Em seguida, o usuário deverá clicar no menu “Minhas Atividades” > “Evento” e  clicar no botão “Adicionar”.
  • Para o cadastro de evento, a capacitadora deverá seguir 4 (quatro) passos. São eles:
    1. Dados do evento. Preencher todos os campos apresentados no formulário.
    2. Cadastro da edição. O sistema apresentará uma data. Assim basta inserir a data de realização da primeira edição do evento. Como determina o item 6(d), do Anexo I da  NBC PG 12 (R3), não é permitido inserir uma data anterior ao cadastro. As edições devem ser cadastradas com, no mínimo, 5 (cinco) dias de antecedência da realização. Após a indicação da data, o usuário deverá informar se o evento será certificado de forma individual ou coletiva. É definido evento individual aquele que emitirá certificado, de forma individualizada, para cada palestra proferida. Já o evento definido como coletivo é aquele em que é emitido certificado único para o evento como um todo.
    3. Cadastro do(s) instrutor(es). O sistema possui um banco de dados com diversos  instrutores já cadastrados. Para visualizar os instrutores cadastrados é só clicar na  chave (parece uma seta de cabeça para baixo), começar a escrever o nome do instrutor, caso  não localize, o usuário poderá abrir uma nova  janela do EPC e clicar no menu “Cadastro” > “Instrutor” e inserir os dados do instrutor que deseja cadastrar.
    4. O sistema apresentará um resumo de tudo o que foi cadastrado para que seja realizada a devida conferência. Para corrigir alguma informação, clique no botão “Editar” localizado à direita da tela. Caso as informações estejam corretas, clique no botão “Salvar”.  Em seguida, o usuário deverá selecionar, em tela, o cadastro, que ficará dourado, e clicar no botão “Enviar” localizado à direita da tela. Acompanhar pelo sistema todo o trâmite até a homologação do pedido pelo CRC.

Como abrir turmas

Para abrir novas turmas e edições, após o credenciamento dos cursos e eventos, é necessário observar a validade de cada cadastro (curso – 2 exercícios; evento – 1 exercício).

Caso estejam dentro da validade, a capacitadora deverá seguir os seguintes passos:

  • No menu localizado à esquerda da tela, clique em "Curso" ou "Evento". O sistema carregará em tela todos os cursos/eventos da capacitadora.
  • Em seguida, clique no curso/evento que se pretende prestar contas e no botão “Incluir Turmas”, localizado à direita da tela (bolinha com um bonequinho e o sinal +). O sistema apresentará uma tela para cadastro de nova turma/edição.
  • Após, deve-se preencher os campos com o nome da turma, data início e fim e local de realização.
  • Por fim, deve-se clicar em “Salvar”.

As turmas e edições só podem ser inseridas com, no mínimo, 5 (cinco) dias de antecedência da data de realização, conforme item 6 (d), do Anexo I da NBC PG 12 (R3). 

Prestação de Contas - Capacitadoras

Considerando o item 6, alínea “i”, do Anexo I, da referida norma, as capacitadoras credenciadas para o Programa devem prestar contas dos professores/instrutores e dos participantes que se certificaram em cursos/eventos credenciados, em até 30 dias após a data de realização do curso/evento. Para os cursos credenciados em dezembro o prazo encerra em 15 de janeiro do ano seguinte.

  • lançar, em até 30 (trinta) dias após a data de realização do curso/evento, por meio do sistema Web EPC, informações dos professores e dos participantes que se certificaram em curso/evento. Para cursos/eventos credenciados e realizados em dezembro, a data limite para o envio das informações será 15 de janeiro do ano seguinte.

Ressaltamos que a informação deverá ser realizada por meio do Sistema Web EPC Segue link de acesso - epc.cfc.org.br/

Para acessar o passo a passo para a inclusão das informações pelo sistema, clique aqui

Prestação de Contas - Profissionais

Para acessar o sistema EPC o profissional deverá clicar no link abaixo

https://epc.cfc.org.br

Ao acessar o link o sistema apresentará a tela de login. Nessa tela será necessário inserir o seu CPF e a sua senha de acesso.  A senha é a mesma utilizada para outros sistemas como Decore e COAF.

Caso você tenha esquecido a senha poderá clicar no link “esqueci minha senha” e o sistema  enviará, para o e-mail registrado em seu cadastro, um link para definição de uma uma nova senha.

Em seguida volte para a tela inicial, preencha os dados de CPF e senha e clique em “Acessar”.

Ao acessar o sistema você visualizará a tela inicial. Nessa tela será possível verificar o seu nome localizado no canto superior direito.

No menu localizado ao lado esquerdo da tela, você visualizará as seguintes tarefas: “Minhas Atividades” e “Prestação de Contas”.

Clicando em “Minhas Atividades” será possível visualizar os submenus para cadastro das atividades realizadas durante o exercício que se pretende prestar contas. Nesse menu será possível cadastrar as atividades de docência, orientação e banca, comissões técnicas, cursos no exterior, produção intelectual e disciplinas concluídas nos cursos de graduação e pós-graduação.

Para cadastrar uma atividade você clicará no menu correspondente a sua atividade. Ao abrir a tela, clique no botão “Adicionar”.

Em seguida você deverá preencher o formulário e adicionar os comprovantes de participação.

Favor conferir atentamente as informações preenchidas.

Após a conferência clique no botão “salvar”.

Você deverá repetir essa ação para todas as atividades a serem inseridas.

Após salvar, o sistema apresentará uma mensagem indicando que o registro foi salvo com sucesso. Assim, você poderá verificar a inclusão da atividade na tabela constante da tela.

Mesmo após salvar as informações, você poderá editar, excluir e visualizar as informações preenchidas.

Em seguida clique no botão enviar e confirme a operação.

Após o preenchimento de todas as atividades realizadas você deverá clicar no menu “Prestação de contas”.

Observe que o sistema apresenta uma tela contendo o exercício da prestação de contas e a situação de "iniciado"

Você deverá selecionar o registro que indica o exercício da prestação de contas e clicar no botão “Editar” localizado no menu ao lado direito da tela.

Em seguida o sistema apresenta uma tela com duas abas. A primeira aba apresenta os seus dados pessoais. Confira as informações, preencha o campo da função exercida e clique no botão "Avançar".

A segunda apresentará as atividades que compõem a  prestação de contas.

Cabe um destaque especial para as atividades realizadas por capacitadoras credenciadas. Essas atividades serão preenchidas pela própria capacitadora,  não havendo a possibilidade de inclusão dessas atividades pelo profissional, via sistema.

Acompanhe o processo de prestação de contas de suas atividades e comunique ao CFC e/ou ao CRC de seu estado caso as  atividades não estejam disponibilizadas em seu formulário.

Após a verificação e o preenchimento de todas as atividades você deverá clicar no botão "Salvar" e posteriormente no  botão “Enviar” localizado ao lado direito da tela.

Ao clicar no botão “Enviar” será necessário marcar o “Termo de Aceite” e confirmar a operação.

Você visualizará uma mensagem de que sua prestação de contas foi enviada com sucesso.

Tela inicial

Cadastro de atividades

Menu de Prestação de Contas

Informar a função exercida

Atividades realizadas

Finalização do cadastro

Contatos
Coordenadoria de Desenvolvimento Profissional - Departamento de Educação Continuada - DEDUC

Telefones: (61) 3314-9629 / 3314-9640
E-mail: epc@cfc.org.br