Balanço Social 2006

BS2.jpg

Na reunião plenária desta sexta-feira, dia 29 de junho, a presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Maria Clara Cavalcante Bugarim, e o vice-presidente de Desenvolvimento Operacional, Juarez Domingues Carneiro, apresentaram aos conselheiros da instituição o Balanço Social 2006. Essa foi a segunda edição consecutiva da edição e publicação do documento, que apresenta todas as práticas sociais e ambientais desenvolvidas pelo CFC, seja em âmbito interno ou externo.

“O Balanço Social demonstra as ações que ratificam o nosso compromisso com a responsabilidade social, traduzindo o pensamento e a preocupação do CFC com a sociedade e com o meio ambiente”, afirmou Maria Clara, durante o lançamento do Balanço Social 2006. Ela parabenizou todos os membros da comissão instituída para elaborar o documento, a qual é coordenada por Juarez Domingues Carneiro. Além disso, a presidente do CFC também destacou o trabalho de outra comissão, a de Responsabilidade Socioambiental, coordenada pela vice-presidente de Administração, Silvia Mara Leite Cavalcante, que desenvolve muitas das ações presentes no Balanço Social.

Em função da importância que um documento como esse representa, Maria Clara afirmou que irá solicitar uma reunião com o Conselhão - Fórum dos Conselhos Federais de Profissões Regulamentadas - para apresentar o Balanço Social do CFC e trabalhar pela difusão da idéia nos demais conselhos. Segundo o vice-presidente de Desenvolvimento Operacional, o documento recém-lançado é um exemplo a ser seguido por outras instituições que queiram implantar práticas sociais e ambientais.

O documento

O processo de incorporação da política de responsabilidade social na gestão do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) vem ocorrendo ao longo dos últimos anos, com resultados direcionados à sociedade como um todo, sem deixar de lado a sua missão principal, que é desenvolver a profissão contábil.

Elaborado de acordo com as Normas Brasileiras de Contabilidade - NBC T 3.7 e NBC T 15 -, o documento apresenta informações contábeis, administrativas, financeiras, sociais e ambientais. Todas as informações, referentes ao ano de 2006, foram estruturadas em quatro partes: 1. Gestão Institucional: apresenta as atividades do CFC, a estrutura física, o perfil do Sistema CFC/CRCs e uma síntese do trabalho das vice-presidências; 2. Gestão de Pessoas: relata o empenho do CFC em relação ao seu corpo funcional, o número de funcionários, os cursos oferecidos, o nível de escolaridade, a integração e os benefícios; 3. Gestão Social: traz os projetos, os programas e as ações de natureza social em prol da categoria contábil e da sociedade; e 4. Balanço Social em Dados: parte constituída por pesquisas de satisfação e de insatisfação do quadro funcional e dos Conselhos Regionais de Contabilidade, além de demonstrativo de natureza contábil, financeira e social.

No dia 21 de setembro de 2006, o CFC lançou o seu primeiro Balanço Social. Na ocasião, a presidente Maria Clara Cavalcante Bugarim afirmou que a publicação passaria a ser anual e que, com essa medida, o Sistema CFC/CRCs estava engajando “a totalidade de seus dirigentes, conselheiros e servidores num esforço sistemático, de modo a servir de paradigma, de referência nacional, tanto no cumprimento de suas obrigações quanto na apresentação do Balanço Social”.

Clique e leia o Balanço Social 2006

Balanço Socioambiental 2014
Balanço Socioambiental 2013
Balanço Socioambiental 2012
Balanço Socioambiental 2011
Balanço Socioambiental 2010
Balanço Socioambiental 2009
Balanço Socioambiental 2008
Balanço Socioambiental 2007
Balanço Social 2006
Balanço Social 2005