Profissionais da Contabilidade

É de responsabilidade do profissional da contabilidade realizar o gerenciamento da prestação de contas do Programa de Educação Profissional Continuada. Essa ação deve ser realizada por meio do Sistema Web EPC.

Para tanto, o profissional deverá seguir os seguintes passos:

  • Acessar o Sistema Web EPC e clicar em:
  1. Prestação de contas
  2. Rel. Atividades
  3. Selecionar o exercício de interesse
  4. Clicar no Botão “visualizar”, localizado no lado direito da tela.
  5. Visualizar os dados cadastrais disponibilizados na tela "Dados do Profissional".
  6. Visualizar as atividades disponibilizadas na tela "Atividades".

 Capacitadoras - Credenciamento

A solicitação de credenciamento deve ser realizada pelo Sistema EPC Web.

Para o primeiro acesso, a instituição poderá:

  • Acessar o endereço epc.cfc.org.br e clicar na opção “Solicitar Acesso”. Preencher o formulário a ser disponibilizado e aguardar a liberação das permissões. A instituição poderá manter contato com o Conselho Regional de Contabilidade (CRC) da jurisdição em que está sediada, para a confirmação da sua solicitação.
  • Fazer a solicitação de acesso diretamente via Conselho Regional de Contabilidade (CRC) clique aqui para verificar os telefones dos CRCs.

Caso a capacitadora utilize a segunda opção, deverá acompanhar o trâmite da permissão junto ao CRC.

Após concedida a permissão:

  • Acessar o Sistema EPC Web e inserir o usuário e senha cadastrados – lembrando que o usuário será sempre o número do CPF.
  • Ao abrir a tela o usuário, deverá localizar à esquerda o menu “Página Inicial”. Caso não apresente esse menu, o usuário deverá  clicar o botão “EPC” localizado  no meio da tela.
  • Em seguida, o usuário deverá clicar no menu “Capacitadora” > “Gerenciamento” e clicar no botão “Adicionar”.
  • Preencher o formulário disponibilizado na tela, anexar os documentos solicitados pela Norma e clicar no botão “Salvar”.
  • Em seguida, selecionar na tela o cadastro, que ficará dourado.
  • À direita, clicar no botão “Enviar” e protocolar cópia dos documentos físicos no CRC, para a devida conferência (a documentação poderá ser enviada pelos Correios).

A instituição deverá acompanhar via sistema a homologação do pedido de credenciamento como capacitadora.

Importante: Os pedidos de credenciamento de cursos e eventos devem ser realizados após o deferimento do pedido de credenciamento da capacitadora.

Como cadastrar um Curso

  • Acessar o Sistema EPC Web e inserir o usuário e senha cadastrados – lembrando que o usuário será sempre o número do CPF do usuário.
  • Ao abrir a tela, o usuário deverá localizar à esquerda o menu “Página Inicial”. Caso não apresente esse menu, o usuário deverá  clicar o botão “EPC” localizado  no meio da tela.
  • Em seguida, o usuário deverá clicar no menu “Minhas Atividades” > “Curso” e  clicar no botão “Adicionar”.
  • Para o cadastro de curso, a capacitadora deverá seguir 4 (quatro) passos. São eles:
  1. Dados do curso (lembrando que quando se tratar de EVENTO, ele deverá ser cadastrado no menu “Evento”). Preencher todos os campos apresentados no formulário.
  2. Cadastro da turma. O sistema apresentará uma data. Assim, basta inserir a data de realização da primeira turma do curso. Como determina o item 6(d) do Anexo I da  NBC PG 12 (R3), não é permitido inserir uma data anterior ao cadastro. As turmas devem ser cadastradas, no mínimo, com 5 (cinco) dias de antecedência da realização.
  3. Cadastro do(s) instrutor(es). O sistema possui um banco de dados com diversos  instrutores já cadastrados. Para visualizar os instrutores cadastrados, é só clicar na chave (parece uma seta de cabeça para baixo), começar a escrever o nome do instrutor. Caso  não localize, o usuário poderá abrir uma nova  janela do EPC e clicar no menu “Cadastro” > “Instrutor” e inserir os dados do instrutor que desejar cadastrar.
  4. O sistema apresentará um resumo de tudo o que foi cadastrado para que seja realizada a devida conferência. Para corrigir alguma informação, clique no botão “Editar” localizado à direita da tela. Caso as informações estejam corretas, clique no botão “Salvar”.  Em seguida, o usuário deverá selecionar, em tela, o cadastro, que ficará dourado e clicar no botão “Enviar” localizado à direita da tela. Deve-se acompanhar pelo sistema todo o trâmite até a homologação do pedido pelo CRC.

Como cadastrar um Evento

  • Acessar Sistema EPC Web e inserir o usuário e senha cadastrados – lembrando que o usuário será sempre o número do CPF do usuário.
  • Ao abrir a tela, o usuário deverá localizar à esquerda o menu “Página Inicial”. Caso não apresente esse menu, o usuário deverá  clicar o botão “EPC” localizado  no meio da tela.
  • Em seguida, o usuário deverá clicar no menu “Minhas Atividades” > “Evento” e  clicar no botão “Adicionar”.
  • Para o cadastro de evento, a capacitadora deverá seguir 4 (quatro) passos. São eles:
    1. Dados do evento. Preencher todos os campos apresentados no formulário.
    2. Cadastro da edição. O sistema apresentará uma data. Assim basta inserir a data de realização da primeira edição do evento. Como determina o item 6(d), do Anexo I da  NBC PG 12 (R3), não é permitido inserir uma data anterior ao cadastro. As edições devem ser cadastradas com, no mínimo, 5 (cinco) dias de antecedência da realização. Após a indicação da data, o usuário deverá informar se o evento será certificado de forma individual ou coletiva. É definido evento individual aquele que emitirá certificado, de forma individualizada, para cada palestra proferida. Já o evento definido como coletivo é aquele em que é emitido certificado único para o evento como um todo.
    3. Cadastro do(s) instrutor(es). O sistema possui um banco de dados com diversos  instrutores já cadastrados. Para visualizar os instrutores cadastrados é só clicar na  chave (parece uma seta de cabeça para baixo), começar a escrever o nome do instrutor, caso  não localize, o usuário poderá abrir uma nova  janela do EPC e clicar no menu “Cadastro” > “Instrutor” e inserir os dados do instrutor que deseja cadastrar.
    4. O sistema apresentará um resumo de tudo o que foi cadastrado para que seja realizada a devida conferência. Para corrigir alguma informação, clique no botão “Editar” localizado à direita da tela. Caso as informações estejam corretas, clique no botão “Salvar”.  Em seguida, o usuário deverá selecionar, em tela, o cadastro, que ficará dourado, e clicar no botão “Enviar” localizado à direita da tela. Acompanhar pelo sistema todo o trâmite até a homologação do pedido pelo CRC.

Como abrir turmas

Para abrir novas turmas e edições, após o credenciamento dos cursos e eventos, é necessário observar a validade de cada cadastro (curso – 2 exercícios; evento – 1 exercício).

Caso estejam dentro da validade, a capacitadora deverá seguir os seguintes passos:

  • No menu localizado à esquerda da tela, clique em "Curso" ou "Evento". O sistema carregará em tela todos os cursos/eventos da capacitadora.
  • Em seguida, clique no curso/evento que se pretende prestar contas e no botão “Incluir Turmas”, localizado à direita da tela (bolinha com um bonequinho e o sinal +). O sistema apresentará uma tela para cadastro de nova turma/edição.
  • Após, deve-se preencher os campos com o nome da turma, data início e fim e local de realização.
  • Por fim, deve-se clicar em “Salvar”.

As turmas e edições só podem ser inseridas com, no mínimo, 5 (cinco) dias de antecedência da data de realização.

Prestação de Contas - Capacitadoras

Considerando a Resolução CFC nº 1.715/2023, as capacitadoras credenciadas para o Programa devem prestar contas dos professores/instrutores e dos participantes que se certificaram em cursos/eventos credenciados, em até 30 dias após a data de realização do curso/evento. Para os cursos credenciados em dezembro o prazo encerra em 15 de janeiro do ano seguinte.

  • lançar, em até 30 (trinta) dias após a data de realização do curso/evento, por meio do sistema Web EPC, informações dos professores e dos participantes que se certificaram em curso/evento. Para cursos/eventos credenciados e realizados em dezembro, a data limite para o envio das informações será 15 de janeiro do ano seguinte.

Ressaltamos que a informação deverá ser realizada por meio do Sistema Web EPC. Segue endereço de acesso - epc.cfc.org.br

Para acessar o passo a passo para a inclusão das informações pelo sistema, clique aqui

Profissionais - Cadastro de Atividades e Prestação de Contas

Para acessar o sistema EPC o profissional deverá utilizar o seguinte endereço: epc.cfc.org.br

O sistema apresentará a tela de login. Nessa tela será necessário inserir o seu CPF e a sua senha de acesso.  A senha é a mesma utilizada para outros sistemas como Decore e COAF.

Caso você tenha esquecido a senha poderá clicar no link “esqueci minha senha” e o sistema  enviará, para o e-mail registrado em seu cadastro, um link para definição de uma uma nova senha.

Em seguida volte para a tela inicial, preencha os dados de CPF e senha e clique em “Acessar”.

Ao acessar o sistema você visualizará a tela inicial. Nessa tela será possível verificar o seu nome localizado no canto superior direito.

No menu localizado ao lado esquerdo da tela, você visualizará as seguintes tarefas: “Minhas Atividades” e “Prestação de Contas”.

Clicando em “Minhas Atividades” será possível visualizar os submenus para cadastro das atividades realizadas durante o exercício que se pretende prestar contas. Nesse menu será possível cadastrar as atividades de docência, orientação e banca, comissões técnicas, cursos no exterior, produção intelectual e disciplinas concluídas nos cursos de graduação e pós-graduação.

Para cadastrar uma atividade você clicará no menu correspondente a sua atividade. Ao abrir a tela, clique no botão “Adicionar”.

Em seguida você deverá preencher o formulário e adicionar os comprovantes de participação.

Favor conferir atentamente as informações preenchidas.

Após a conferência clique no botão “salvar”.

Você deverá repetir essa ação para todas as atividades a serem inseridas.

Após salvar, o sistema apresentará uma mensagem indicando que o registro foi salvo com sucesso. Assim, você poderá verificar a inclusão da atividade na tabela constante da tela.

Mesmo após salvar as informações, você poderá editar, excluir e visualizar as informações preenchidas.

Em seguida clique no botão enviar e confirme a operação.

Após o preenchimento de todas as atividades realizadas você deverá clicar no menu “Prestação de contas”.

Observe que o sistema apresenta uma tela contendo o exercício da prestação de contas e a situação de "iniciado"

Você deverá selecionar o registro que indica o exercício da prestação de contas e clicar no botão “Editar” localizado no menu ao lado direito da tela.

Em seguida o sistema apresenta uma tela com duas abas. A primeira aba apresenta os seus dados pessoais. Confira as informações, preencha o campo da função exercida e clique no botão "Avançar".

A segunda apresentará as atividades que compõem a  prestação de contas.

Cabe um destaque especial para as atividades realizadas por capacitadoras credenciadas. Essas atividades serão preenchidas pela própria capacitadora,  não havendo a possibilidade de inclusão dessas atividades pelo profissional, via sistema.

Acompanhe o processo de prestação de contas de suas atividades e comunique ao CFC e/ou ao CRC de seu estado caso as  atividades não estejam disponibilizadas em seu formulário.

Após a verificação e o preenchimento de todas as atividades você deverá clicar no botão "Salvar" e posteriormente no  botão “Enviar” localizado ao lado direito da tela.

Ao clicar no botão “Enviar” será necessário marcar o “Termo de Aceite” e confirmar a operação.

Você visualizará uma mensagem de que sua prestação de contas foi enviada com sucesso.

Tela inicial

Cadastro de atividades

Menu de Prestação de Contas

Informar a função exercida

Atividades realizadas

Finalização do cadastro

Contatos
Coordenadoria de Desenvolvimento Profissional - Departamento de Educação Continuada - DEDUC

Telefones: (61) 3314-9629 / 3314-9640
E-mail: epc@cfc.org.br