Sessão solene comemora Dia do Profissional da Contabilidade 

Por Juliana Oliveira - RP1 Comunicação
Fotos: San Rogê.

A Câmara dos Deputados realizou sessão solene, nesta segunda-feira (25/4), alusiva ao Dia do Profissional da Contabilidade. Requerida pelos deputados Hildo Rocha e Izalci Lucas, a cerimônia contou com a participação de representantes do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), do Conselho Regional de Contabilidade do Distrito Federal (CRCDF), da Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (Fenacon), do Sindicato das Empresas de serviços Contábeis, de Assessoramento Empresarial, Perícias, Informações e Pesquisa do Distrito Federal (Sescon-DF), da Associação Nacional dos Contabilistas do Poder Executivo Federal, do Sindicato dos Contabilistas do Distrito Federal, além de profissionais e estudantes de contabilidade.

IMG_3549_web

Da esq. para a dir.: técnico em contabilidade Marcelo Moreira; vice-presidente de Política Institucional do CFC, Joaquim Bezerra;  deputado Hildo Rocha; deputado Izalci Lucas; presidente do CRCDF, Adriano Marrocos; técnico em contabilidade Fredsson Gomes; e contador Crisomário Marra

O vice-presidente de Política Institucional do CFC, Joaquim de Alencar Bezerra Filho, representou o presidente José Martonio Alves Coelho no evento e afirmou que nestes 70 anos a contabilidade brasileira evoluiu no tempo e incorporou novos papéis. “A contabilidade coleciona transformações efetivas, seja no aprimoramento de seus conceitos, seja na modernização da gestão operacional, seja na oferta de instrumentos de controle e de transparência, seja na mudança do perfil dos profissionais da contabilidade”, disse. Ele destacou ainda a importância da juventude na carreira. “O Brasil conta com mais de 400 mil estudantes de ciências contábeis, mais de 200 mil profissionais, dos 530 mil registrados, têm até 35 anos”. Ele lembrou que o CFC tem um projeto específico para o fomento e desenvolvimento do empreendedorismo e da formação de jovens líderes, o Jovens Lideranças Contábeis. Também participaram da sessão solene o vice-presidente de Registro do CFC, Marco Aurélio de Almeida e a conselheira do CFC, Sandra Batista e os presidentes do CRCs de Mato Grosso, Silvia Mara Leite Cavalcante, e de São Paulo, Gildo Freire.

IMG_3576_web

Da esq. para a dir.: Gildo Freire, presidente CRCSP; Sandra Batista, conselheira do CFC; Silvia Mara Leite Cavalcante, presidente do CRCMT; deputado Izalci Lucas; deputado Hildo Rocha; Joaquim Bezerra, vice-presidente de Política Institucional do CFC; Adriano Marrocos, presidente do CRCDF; e Marco Aurélio Cunha de Almeida, vice-presidente de Registro do CFC.

O vice-presidente destacou ainda o papel central que a contabilidade desempenha nas organizações. “Nosso papel é reunir e disponibilizar informações confiáveis aos gestores e, assim, influenciar na melhor tomadas de decisões”, afirmou. Bezerra mencionou a contribuição do conselho em temas legislativos de interesse da classe e de toda a sociedade. “Participamos de maneira direta na Reforma do Código Comercial, na atualização da Lei 4.320/64, na discussão da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) nº45, que altera a Lei de Responsabilidade Fiscal, nas sucessivas mini-reformas eleitorais e em tantas outras matérias que envolvem a contabilidade”, disse.

IMG_3321_web

Joaquim de Alencar Bezerra Filho, vice-presidente de Política Institucional do CFC

Bezerra disse também que o Estado brasileiro tem à sua disposição diversos mecanismos de transparência e gestão. Ressaltou que o CFC tem apoiado a criação de observatórios sociais pelo país e disse que é dever da contabilidade incentivar todas as formas de combate à corrupção. Ele afirmou que este ano a contabilidade será convocada novamente para o exercício da democracia, visto que a prestação de contas dos candidatos será o enfoque destas eleições. O vice-presidente encerrou o discurso lembrando que a contabilidade possui os mecanismos para o desenvolvimento das organizações públicas e privadas. “Sem profissionais da contabilidade jamais haverá informações confiáveis, sem informações confiáveis jamais haverá instituições sérias e sem instituições sérias, jamais haverá desenvolvimento social”.

O presidente da sessão, deputado Izalci Lucas, destacou que "o dia é de saudar e celebrar pelos avanços alcançados no setor contábil" e defendeu que a carreira de contabilidade pública seja reconhecida. O deputado Hildo Rocha afirmou que a data é um momento é oportuno para refletir sobre a os desafios e perspectivas para a carreira contábil e que o mercado reconhece o papel do profissional “Atualmente o mercado de trabalho revela uma demanda crescente pelos profissionais da área contábil, que respondem por um amplo e complexo grupo de atividades nas áreas públicas e privadas”. Ele destacou a responsabilidade social, no enfrentamento à sonegação e a corrupção. Saudou ainda as entidades representativas da Classe Contábil, entre elas o CFC, e as Instituições de Ensino Superior, por garantir a qualidade do profissional que ata no mercado.

O presidente do CRCDF, Adriano Marrocos, defendeu a criação da Secretaria de Contabilidade Federal e a criação da Carreira de Contadoria do Estado. “Quero afirmar que vamos retomar esse projeto e que ele terá nosso integral apoio e contará com nosso esforço”, afirmou. Marrocos também cobrou a aprovação do projeto 7512/2014, que anula as multas por atraso na entrega da Guia de Recolhimento do FGTS e de informações à Previdência Social (Gfip) do ano de 2009. “Pedimos apoio aos parlamentares para a aprovação do PL 7512 e antecipamos que tirar dos nossos bolsos e das nossas economias o dinheiro para cobrir os rombos das contas do governo em multas lançadas sobre arquivos que trazem informações e não alteram o valor arrecadado não é justo e nós não aceitaremos”. No final da sessão, o presidente do CRCDF homenageou o deputado do Distrito Federal, Izalci Lucas, que é contador, concedendo a ele a medalha Luís Enéas da Costa.

IMG_3411_web

Adriano Marrocos, presidente do CRCDF

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.