Departamento de Relacionamento com Clientes

O Departamento de Relacionamento com Clientes é responsável por construir e manter um relacionamento sólido com as áreas de negócio do CFC e parcerias com fornecedores de tecnologia para garantir serviços de qualidade, proporcionando excelência no atendimento.

Atribuições

  • Garantir que as iniciativas de TI estejam alinhadas com os objetivos estratégicos e as necessidades do negócio;
  • Compreender as metas e desafios das áreas de negócios, traduzindo essas necessidades para a equipe de TI;
  • Representar as áreas de negócios perante a equipe de TI, assegurando que as soluções atendam às expectativas e requisitos do cliente interno;
  • Colaborar na gestão de serviços de TI, garantindo que os serviços oferecidos atendam aos requisitos e expectativas das áreas de negócios;
  • Construir e manter relacionamentos sólidos com Gerentes, Coordenadores e stakeholders de diferentes áreas, facilitando uma comunicação eficaz;
  • Atuar como elo de comunicação entre a TI e as área de negócios, facilitando o entendimento mútuo, resolvendo conflitos e promovendo uma colaboração eficaz;
  • Gerenciar as expectativas das partes interessadas, garantindo uma comunicação realista das capacidades e limitações da TI;
  • Avaliar e comunicar o valor agregado gerado pelos investimentos em TI, demonstrando como esses investimentos contribuem para os objetivos do negócio;
  • Coletar regularmente feedback das áreas de negócios para melhorar a entrega de serviços e a satisfação do cliente interno.
  • Apoiar o CIO na execução das atividades na área de competência da unidade organizacional;
  • Estabelecer e gerenciar contatos com outras organizações de TI e fornecedores (dentro e fora do Governo) para pesquisar tópicos específicos de interesse para serviços e suporte às soluções da instituição;
  • Sugerir e apresentar soluções para a integração de sistemas individuais, bem como garantir um nível de interoperabilidade quando necessário;
  • Desenvolver estratégicas de negócios de TI e planos operacionais, apresentando análise de impacto e recomendações para a gestão do CIO e alternativas de prestação de serviços e desenvolvimento de negócios de TI;
  • Contribuir para o desenvolvimento de frameworks estratégicos para produtos, serviços, tecnologias e suporte de TI;
  • Definir e manter procedimentos de controle de mudanças que disciplinam o processo de desenvolvimento de aplicativos, garantindo que os ajustes aos requisitos do cliente sejam efetivamente racionalizados e, quando aprovados, adequadamente financiados.

Responsável

BRM
Francis Robinson Feitosa Guimarães
E-mail: francis.guimaraes@cfc.org.br