Perguntas e Respostas

Objetivos da Vice-presidência de Política Institucional

A vice-presidência de Política Institucional tem como objetivo manter e coordenar o relacionamento institucional do CFC com os órgãos dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e com as instituições da sociedade civil organizada.

Também faz parte dos objetivos principais da Vice-Presidência desenvolver e coordenar projetos relativos ao fortalecimento da imagem do CFC e da classe contábil perante a sociedade brasileira.

Por meio do desenvolvimento de projetos, a Vice-Presidência tem por missão fazer com que o CFC esteja presente nos espaços públicos de diálogo, pronunciando-se sobre os temas relacionados à área contábil no Brasil.

Entre os principais projetos da Vice-Presidência está o de acompanhamento das matérias de interesse do Sistema CFC/CRCs em tramitação na Câmara dos Deputados, no Senado Federal e, também, no âmbito do poder Executivo. Esse trabalho requer a sistematização de informações, análise, organização e atualização de todos os assuntos inerentes à classe, ressaltando-se, nesses casos, a devida e oportuna manifestação da posição do CFC.

Vice-Presidência de Política Institucional

Competências Regimentais da Vice-presidência de Política Institucional

- Superintender os trabalhos desenvolvidos pelos Grupos de Trabalho constituídos para colocar em prática as ações previstas nos projetos da Vice-Presidência de Política Institucional;

- Coordenar as relações institucionais do CFC nos órgãos, entidades e instituições;

- Coordenar as relações institucionais do CFC nos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário;

- Desenvolver e coordenar projetos relativos à imagem e à divulgação do CFC.

 Agenda Legislativa do Sistema Contábil Brasileiro

O que é? Uma ferramenta de trabalho que leva ao conhecimento do profissional da contabilidade as principais proposições que tramitam no Congresso Nacional. Nela estão elencados projetos geradores de impactos positivos ou negativos no âmbito das Ciências Contábeis.

Edições do CFC

Projeto Jovens Lideranças Contábeis

A Comissão Jovens Lideranças Contábeis, instituída pela Portaria CFC n.º 133/16, visa promover e estimular a formação de lideranças comprometidas com a valorização profissional.

Com o foco na cultura empreendedora e de responsabilidade social, promove diretamente o crescimento da classe contábil, contribuindo para o fortalecimento das ações de proteção da sociedade.

Com o propósito de aproximar os futuros profissionais do Sistema CFC/CRCs, o Conselho Federal acredita neste projeto que, atualmente, conta com quase mil pessoas envolvidas em todo o Brasil, plantando sementes de uma geração cada vez mais empreendedora.

Projeto Voluntariado da Classe Contábil – PVCC

Tem por finalidade estimular a prática cidadã e o espírito de responsabilidade social entre os profissionais da contabilidade por meio da difusão do voluntariado organizado, incentivando-os a comprometerem-se com questões sociais relevantes para o País.

Os objetivos do Programa estão fundamentados nos seguintes valores e princípios: Cidadania; Solidariedade; Ética Profissional e Transparência.

A Classe Contábil, pelas peculiaridades e pela abrangência do exercício profissional, atuando diretamente com todos os atores que compõem o universo das ciências sociais e humanas, sejam pessoas físicas, entidades empresariais, entidades governamentais ou as demais organizações da sociedade civil, guarda em seu meio um manancial riquíssimo de conhecimentos técnicos, sociais e políticos, que serão disponibilizados ações sociais de voluntariado, alocadas em três subprogramas: Sub Programa 1 - Rede Nacional de Cidadania Fiscal – Observatórios Sociais; Sub Programa 2 - Educação Financeira e Sub Programa 3 - Doações ao Funcriança e Fundo do Idos.

Para o acompanhamento e monitoramento do Programa, em âmbito Nacional, o Conselho Federal, por meio da Portaria CFC n.º 035/16, instituiu a Comissão Gestora Nacional do Programa de Voluntariado da Classe Contábil.

Para acessar a página do Voluntariado, clique aqui.