Apresentação

A Vice-presidência de Política Institucional é composta pela Câmara de Assuntos Políticos Institucionais que é um órgão Deliberativo do Conselho Federal de Contabilidade e pela Coordenadoria de Política Institucional que tem função de execução.

A Vice-presidência de Política Institucional tem como objetivo manter e coordenar o relacionamento institucional do CFC com os órgãos dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e com as instituições da sociedade civil organizada.

Também faz parte dos objetivos principais da Vice-Presidência desenvolver e coordenar projetos relativos ao fortalecimento da imagem do CFC e da classe contábil perante a sociedade brasileira.

Por meio do desenvolvimento de projetos, a Vice-Presidência tem por missão fazer com que o CFC esteja presente nos espaços públicos de diálogo, pronunciando-se sobre os temas relacionados à área contábil no Brasil.

Entre os principais projetos da Vice-Presidência está o de acompanhamento das matérias de interesse do Sistema CFC/CRCs em tramitação na Câmara dos Deputados, no Senado Federal e, também, no âmbito do poder Executivo. Esse trabalho requer a sistematização de informações, análise, organização e atualização de todos os assuntos inerentes à classe, ressaltando-se, nesses casos, a devida e oportuna manifestação da posição do CFC.

 A Câmara

Conforme o Art. 20-A, do Regimento Interno do CFC, aprovado pela Resolução CFC nº 1.458, de 2013, a Câmara de Assuntos Políticos Institucionais, órgão deliberativo do Conselho Federal de Contabilidade é integrada por 3 (três) conselheiros efetivos e igual número de suplentes e coordenada pelo Vice-presidente de Política Institucional, na qualidade de seu membro efetivo. (Incluído pela Resolução CFC nº 1.534, de 2017)

De acordo com o § 1º do referido artigo, compete à Câmara de Assuntos Políticos Institucionais: (Incluído pela Resolução CFC nº 1.534, de 08 de dezembro de 2017)

a) Desenvolver e acompanhar os projetos da vice-presidência de Política institucional; (Incluído pela Resolução CFC nº 1.534, de 2017)

b) Coordenar e acompanhar as ações desenvolvidas pelos Grupos de Trabalho vinculados à Vice-presidência de Política Institucional; (Incluído pela Resolução CFC nº 1.534, de 2017)

c) Manifestar-se sobre os projetos de leis de interesse da Classe Contábil, que tramitam no Congresso Federal; (Incluído pela Resolução CFC nº 1.534, de 2017)

d) Acompanhar as matérias e as discussões dos temas que interessam a classe contábil no âmbito dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, bem como dos órgãos, entidades e instituições; (Incluído pela Resolução CFC nº 1.534, de 2017)

e) Coordenar a elaboração dos projetos relativos à imagem e à divulgação do CFC; e (Incluído pela Resolução CFC nº 1.534, de 2017)

f) Acompanhamento de projetos de parcerias com instituições nacionais e internacionais (inciso VI do § 1º do Art 18). (Incluído pela Resolução CFC nº 1.534, de 2017)

 

Composição da Câmara (Gestão 2024/2025)

  • Contadora Maria Dorgivânia Arraes Barbará - Vice-Presidente
  • Contador Adriano de Andrade Marrocos - Coordenador-Adjunto
  • Contadora Marlise Alves Silva Teixeira
  • TC Maurício Gilberto Cândido

Contatos

Vice-presidente de Política Institucional
Contadora Maria Dorgivânia Arraes Barbará
(61)3314-9427
E-mail: vipi@cfc.org.br

Coordenadora de Política Institucional
Ludmila Mello
(61) 3314-9444
E-mail: ludmello@cfc.org.br

Departamentos

SEGEIN – Setor de Gestão de Imagem Institucional 
Supervisora: Sílvia Neves de Oliveira
Telefone: (61) 3314-9619 / E-mail: silvia.neves@cfc.org.br