CRCMG celebra solenidade de posse da nova diretoria

No dia 2 de março de 2018, após o Seminário de Conselheiros e Delegados Seccionais, o Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais (CRCMG), realizou, no Buffet Catharina, a solenidade de posse da nova diretoria eleita para o biênio 2018/2019 e dos conselheiros eleitos para o quadriênio 2018/2021 e mandato complementar. A solenidade foi prestigiada por cerca de 700 pessoas, entre funcionários do Conselho, autoridades e profissionais de diversos segmentos da contabilidade, vindos de diversas partes do estado e do Brasil.


Presidente do CFC, Zulmir Breda

Após a leitura do termo de posse e do juramento pelos novos conselheiros empossados, a conselheira do CRCMG, contadora geral do Estado de Minas Gerais e detentora da Medalha Mérito Contábil de Minas Gerais, Maria da Conceição Barros de Rezende Ladeira, deu as boas-vindas à presidente Rosa e falou sobre seu orgulho e das demais contadoras de Minas Gerais em ver uma mulher conduzir este grande Conselho de Contabilidade. Desejou sucesso à primeira gestão feminina e salientou a importância do apoio de todos. “Sabemos que sua missão é nobre e desafiadora. Porém, com o apoio competente da direção, dos conselheiros, delegados seccionais, colaboradores e dos talentosos funcionários deste Conselho, sua gestão, em prol do desenvolvimento contábil neste estado, certamente será brilhante!”, finalizou.

Em seguida, o presidente do CFC, Zulmir Ivânio Breda, exaltou, em seu discurso, o importante momento vivido atualmente pela Contabilidade brasileira, com o crescimento da presença feminina à frente dos Conselhos de Contabilidade. “Além da presidente Rosa, aqui em Minas, em mais seis estados as mulheres estão na presidência dos Conselhos, mostrando a todos nós que a participação das mulheres nas entidades da classe contábil é fruto de um movimento forte e aguerrido, iniciado por mulheres visionárias, que sempre tiveram a certeza de que podiam atuar em áreas que eram, até então, dominadas por homens. E esse empoderamento certamente será um aliado ao trabalho da presidente Rosa para escrever, com muita responsabilidade e sabedoria, um novo capítulo da história da Contabilidade.”, destacou. Breda colocou o CFC à disposição do CRCMG na execução de projetos que reforcem o elevado interesse social do trabalho do profissional da contabilidade, que é de suma importância para o país.

Encerrando a solenidade, a nova presidente empossada Rosa Maria Abreu Barros agradeceu a presença de todos, falou sobre a honra de poder representar as contadoras de Minas Gerais e transmitiu os anseios da nova gestão para a classe contábil. “Nossa mensagem é de equilíbrio. Equilíbrio de gênero, equilíbrio de valores, equilíbrio de ideias, equilíbrio de forças. Reconhecemos que nossa profissão pode e fará a diferença em um país que pede por procedimentos econômicos mais éticos, mais transparentes, mais decentes. E é nossa profissão que realmente pode fazer a diferença para, finalmente, chegarmos a uma sociedade na qual as relações econômicas sejam mais corretas.”, falou.

Rosa ressaltou, também, a necessidade de o profissional contábil se especializar, se capacitar para fazer a diferença e, assim, estar seguro profissionalmente.  “Temos desafios pujantes. As novas tecnologias assombram a nossa profissão. E só há uma maneira de resguardamos o nosso valor e, assim, a nossa presença no mercado de trabalho, que é através da Educação Continuada. Por isso, sob nossa gestão, o CRCMG estará ainda mais atuante na promoção de cursos, palestras, seminários, eventos e tudo o mais que puder ser, genuinamente, de valia para o profissional contábil. Usaremos o Ensino a Distância como ferramenta de disseminação do conhecimento.”, explicou.

Finalizando seu discurso, a nova presidente falou sobre a necessidade de acolher os profissionais recém-formados, para cumprir com o papel do Conselho de defender a sociedade, oferecendo profissionais qualificados, além da necessidade de aproximação e interação com os profissionais do interior. “Com a valorização do papel dos delegados seccionais e o contínuo trabalho dos conselheiros de cada região, promoveremos a descentralização do Conselho, tornando a relação mais intimista e proveitosa. Assumo a presidência do Conselho com o compromisso de trabalhar para que cada profissional contábil de nosso estado tenha o mesmo orgulho que eu tenho em atuar nessa profissão.”, concluiu.

Mais informações podem ser obtidas aqui