CFC promove reunião de presidentes do Sistema CFC/CRCs

Por Rafaella Feliciano
Comunicação CFC

O Conselho Federal de Contabilidade realizou, nesta quarta-feira (15), a reunião extraordinária dos presidentes do Sistema CFC/CRCs , em Brasília (DF). Na pauta, os representantes estaduais discutiram temas, tais como, a atualização do Decreto-Lei nº 9.295/46, as novidades sobre o Mapa Estratégico do Sistema CFC/CRCs para 2018/2027, uma análise sobre o 1º Exame de Suficiência 2018, entre outros.

Presidente do CFC fala durante a reunião de presidentes. Foto: Robert Rebelo

“As reuniões de presidentes são importantes para o alinhamento das atividades e, também, para que, juntos, possamos avançar nos assuntos de interesse da classe contábil, como os entendimentos sobre a atualização da nossa Lei Orgânica”, afirmou o presidente do CFC, Zulmir Breda.

Durante o encontro, o presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Rio de Janeiro (CRCRJ), Waldir Ladeira, convidou os demais para a participação no XIV Congresso Internacional de Contabilidade do Mundo Latino (Prolatino), que acontece de 9 a 11 de outubro, no Rio de Janeiro (RJ).

Com 15 painéis, o evento, reconhecido como um dos principais movimentos culturais de países de língua latina, promete grandes debates sobre avanços tecnológicos, mercado de trabalho e capacitação dos profissionais da Contabilidade. No mesmo período, também acontecerá a 58º Convenção de Contabilidade do Estado do Rio de Janeiro (RJ).

Reunião de presidentes no CFC. Foto: Robert Rebelo

Já o presidente do Conselho Regional de Pernambuco , José Gonçalves Campos Filhos, exibiu o vídeo, produzido pelo CRCPE, para lembrar do lançamento do XII Encontro Nacional da Mulher Contabilista, a ser realizado em 19 de outubro de 2018, em Recife (PE).

Márcia Ruiz Alcazar, presidente do Conselho Regional de São Paulo (CRCSP), aproveitou a oportunidade para reiterar o convite ao XI Encontro Nacional de Coordenadores e Professores do Curso de Ciências Contábeis (ENCPCCC) a ser realizado no dia 29 de setembro, em São Paulo (SP).

O conselheiro do CFC e coordenador nacional do Programa de Voluntariado da Classe Contábil (PVCC), Elias Caddah, informou que, no ENCPCCC, está prevista a publicação do diagnóstico do Exame de Suficiência, realizado pelo Conselho Federal de Contabilidade, para a aquisição do registro profissional. Segundo ele, será uma obra com a história da aplicação do exame no País com dados sobre o desempenho dos candidatos.

“Será um trabalho que pretende contribuir muito para a análise da qualidade de ensino das faculdades, além de servir para uma avaliação global sobre a eficiência da aplicação do Exame de Suficiência”, explicou Caddah.