Campanha de combate ao leigo

Iniciativa do Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul (CRCRS) visa proteger as prerrogativas exclusivas dos profissionais da área contábil.

Por Andréa Rosa
Com informações do CRCRS

Ações fiscalizatórias para coibir o exercício ilegal da profissão são atividades finalísticas dos Conselhos de Fiscalização do Exercício Profissional.

Especificamente no caso da contabilidade, conforme dispõe o art. 12, do Decreto-lei nº 9.295/1946, somente poderão exercer a profissão aqueles devidamente registrados e ativos no Conselho Regional de Contabilidade a que estiverem sujeitos (conforme o art. 12 do Decreto-Lei 9.295/46).

Uma das atividades primordiais da fiscalização é o combate ao leigo. Registre-se que leigos são aquelas pessoas que se infiltram na profissão sem capacitação e conhecimentos necessários para atuarem na área contábil prejudicando a toda a sociedade.

Com essa preocupação, o CRCRS criou um canal para tirar do mercado aqueles que atuam ilegalmente na atividade contábil.

Através do formulário de denúncia constante no site do CRCRS, qualquer pessoa pode efetuar a denúncia de leigos que exercem a profissão sem habilitação, de forma segura e sigilosa.

Para saber mais, acesse o site do CRCRS ou clique aqui.