Abraçando o Controle Social chega à Região Norte

Por Rafaella Feliciano
Comunicação CFC

A cidade de Macapá (AP) prepara-se para receber, na próxima quarta-feira (17), o projeto Abraçando o Controle Social. Ela será a primeira cidade da Região Norte a receber a iniciativa que tem como objetivo conscientizar os profissionais da Contabilidade, gestores do âmbito público e a sociedade civil, sobre a importância do funcionamento dos mecanismos de controle social para o desenvolvimento sustentável do País.

“Depois das descobertas feitas pela operação Lava-Jato, ninguém discute ou duvida da necessidade de fortalecimento dos mecanismos de controle no Brasil”, ressalta o presidente do Conselho Federal de Contabilidade, Zulmir Breda. Segundo ele, o objetivo do projeto é, também, conclamar a classe contábil para o engajamento ao aperfeiçoamento dos instrumentos de fiscalização da gestão pública.

Idealizado pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e pela Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon); o projeto conta com a parceria do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci); da Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC); da Controladoria Geral da União (CGU); e da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon). No estado, o evento é realizado pelo Conselho Regional de Contabilidade do Amapá (CRCAP); com o Tribunal de Contas do Estado do Amapá (TCE-AP) e do Tribunal de Contas da União.

Na programação, temas como o fortalecimento dos mecanismos de controle  da gestão pública; o papel e a rede das ouvidorias como instrumento de proteção do usuário de serviços públicos; e a reforma tributária solidária.

“Precisamos do profissional da contabilidade, junto com a sociedade, para que a fiscalização da administração pública seja cada vez mais assertiva trazendo mais transparência sobre os recursos públicos”, afirmou o presidente do CRCAP, Emílio Sérgio Oliveira dos Santos.

As inscrições devem ser realizadas aqui.

Serviço

Lançamento Regional do projeto Abraçando o Controle Social em Macapá (AP)
Data: Quarta-feira, 17 de abril
Horário: 8h
Local: Auditório Macapá- Sebrae Avenida Ernestino Borges nº 140 – Julião Ramos – Macapá (AP)
Inscrições: https://cfc.org.br/eventoscfc/seminario-abracando-o-controle-social-cfc-conaci-abracicon-fbc-atricon-macapa-ap/