Maria Clara Cavalcante Bugarim

1º Mandato: 01/01/2006 a 31/12/2007
2º Mandato: 01/01/2008 a 31/12/2009
Data de Nascimento: 05/10/1963
Naturalidade: Alagoas - AL

Currículo

Maria Clara Bugarim é Alagoana, natural de União dos Palmares, detentora de três graduações (Ciências Contábeis e Administração, pelo Centro de Estudos Superiores de Maceió; e Direito, pela Universidade de Fortaleza) e duas especializações em Auditoria e Administração em recursos Humanos, pelo Centro Universitário Cesmac-Fejal, tornou-se mestre em Controladoria e Contabilidade, pela Universidade de São Paulo, e doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento, pela Universidade Federal de Santa Catarina. Concluiu, ainda, o seu segundo doutorado em Contabilidade, pela Universidade de Aveiro, em parceria com a Universidade do Minho, ambas em Portugal.

Conhecida por sua determinação e por quebrar paradigmas, desde muito cedo vem ocupando posições de destaque nas áreas governamental, acadêmica e das entidades de classe, assumindo com brilhantismo cargos até então nunca ocupados por mulheres.

Em Alagoas, atuou como Auditora-Geral do Estado; Técnica de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado; Diretora Financeira do Instituto de Previdência (Ipaseal); Secretária de Assistência Social do Município de Santana do Mundaú (AL); e Presidente da Associação dos Servidores do Ipaseal.

Em Fortaleza, destaca-se por sua competente atuação docente no Programa de Mestrado e Doutorado da Universidade de Fortaleza, com inúmeros trabalhos voltados à modernização e à excelência  dos cursos de Ciências Contábeis. Atuou, ainda, na Direção do Centro de Comunicação e Gestão desta instituição.

Com uma vida profissional marcada pela arrojada atuação nas entidades de classe, presidiu por duas gestões o Conselho Regional de Contabilidade de Alagoas (1998 a 2001), a Fundação Brasileira de Contabilidade (2002 a 2005) e o Conselho Federal de Contabilidade (2006 a 2009).

Em decorrência de sua luta pelos direitos e garantias da classe contábil, foi agraciada com inúmeras homenagens, sendo merecedora de várias condecorações e títulos.

O reconhecimento pelo seu trabalho rendeu-lhe os seguintes Títulos de Cidadania dos Estados: Pará; Paraíba; Piauí; Mato Grosso; Rio Grande do Norte e Sergipe; e das cidades de Belém (PA); Belo Horizonte (MG); Fortaleza (CE), Maceió (AL); São Luís (MA) e Santana do Mundaú (AL).

Foi agraciada, ainda, com as seguintes honrarias:

Medalha do Mérito Legislativo “Pedro Ludovico Teixeira” (Assembleia Legislativa do Estado de Goiás); Medalha Brasão D`Armas de Belém (Câmara Municipal de Belém-PA); Medalha Honra ao Mérito Pedro Tobias Duarte (CRCPI); Medalha Presidente Aníbal de Freitas (Sescon-SP e Aescon-SP); Membro Honorífica da Academia Norte-Rio-Grandense de Ciências Contábeis (Acaderncic); Comenda Zumbi dos Palmares (Câmara Municipal de União dos Palmares-AL); Prêmio Personalidade Contábil Nacional de 2010 (Jornal Indústria e Comércio do Paraná); XXVI Prêmio Anefac Profissional do Ano de 2010 (Associação Nacional dos Executivos de Finanças – Anefac); Título de Personalidade do Ano de 2007 (Fecontesp); Membro Honorário (Academia Pernambucana de Ciências Contábeis); Prêmio Professora Diana Cury (Câmara Municipal de Franca - CRCSP); Menção Honrosa (CRCES); Medalha Mérito Científico Contábil (Instituto Cultural e de Perícia Técnico-Científica da Bahia); Honra ao Mérito Contábil (CRCPI); Medalha de Honra ao Mérito Contábil Professor Ulisses Celestino de Góis (CRCRN); Medalha Honra de Mérito Acadêmico Professor Doutor José Francisco Ribeiro Filho (Apecicon); foi a primeira mulher a receber a mais alta e importante comenda da Ciência Contábil brasileira, a medalha do Mérito Contábil João Lyra, outorgada no 20º Congresso Brasileiro de Contabilidade; e Medalha de Mérito Bombeiro Militar de Alagoas.

Autora de inúmeros artigos científicos, livros e de trabalhos técnicos publicados em congressos e convenções, Maria Clara reúne em seu currículo a realização de inúmeras palestras em eventos no Brasil e no exterior.

Com atuação em entidades nacionais e internacionais, é Controladora-Geral do Estado de Alagoas; Vice-Presidente de Relações Institucionais da Associação Interamericana de Contabilidade (AIC) (2013 a 2017); Assessora Técnica da International Federation of Accountants (Ifac); e Empresária Contábil.

Atualmente, Maria Clara ocupa as cátedras n.º 194 da Academia Nacional de Economia (ANE) e a de n.º 5 da Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon), onde, preside a entidade até 2017.