Durante este mês, o Conselho Federal de Contabilidade apresenta uma série de oito entrevistas com os vice-presidentes que integram o novo Conselho Diretor da entidade, eleito para o biênio 2018-2019. As entrevistas traçam um breve perfil de cada um dos vice-presidentes e suas respectivas vice-presidências, apresentando alguns dos projetos atuais e futuros. A sexta entrevista é com a vice-presidente de Controle Interno, Lucilene Florêncio Viana.
Vice-Presidência de Controle Interno: avaliar e controlar o orçamento do Sistema CFC/CRCs
Por Fabrício Santos
Comunicação CFC
A Vice-Presidência de Controle Interno do CFC tem como atribuição, auxiliar o Presidente do CFC no planejamento, controle e avaliação da execução orçamentária e financeira dos Conselhos Federal e Regionais de Contabilidade. Dentre outras funções, compete ainda à Vice-Presidência coordenar os trabalhos da Câmara e atuar, por meio da Auditoria Interna, em caráter orientativo e preventivo, de forma a contribuir para a melhoria constante da gestão nos Conselhos Regionais.
Há oito anos à frente da Vice-Presidência, a contadora Lucilene Florêncio Viana vem realizando grandes feitos, com destaque para a revisão do Manual de Contabilidade e o constante Assessoramento aos CRCs.
Lucilene acredita que, com a modernização da profissão, o profissional da contabilidade precisou se adaptar a essa nova realidade. “São grandes os desafios que precisam ser enfrentados nesse novo perfil do profissional exigido no cenário contábil”.
Confira, abaixo, a entrevista com Lucilene Florêncio.
1 ) Quais são os seus desafios à frente da Vice-Presidência?
Lucilene Florêncio – A contabilidade brasileira vive um grande momento, principalmente no que diz respeito à adoção do processo de convergência às normas internacionais. Com isso, novos desafios, obrigações e inovações surgiram, exigindo cada vez mais capacitação para o desempenho da função do contador.
Assim, além das mudanças decorrentes da convergência, a Vice-Presidência tem como novos desafios promover a adoção do procedimento de gerenciamento de riscos; utilizar sistemas informatizados de auditoria; e melhorar a avaliação da eficiência do sistema de controles internos do CFC e dos CRCs.
2) Quais são os principais projetos da Vice-Presidência?
Lucilene Florêncio – Destaco a revisão da legislação aplicada ao Sistema CFC/CRCs, por meio da reedição do Manual de Contabilidade do Sistema CFC/CRCs; o acompanhamento da gestão por meio de Auditoria no CFC e CRCs; os seminários e reuniões voltados à gestão do Sistema CFC/CRCs; e o Assessoramento à Contabilidade dos CRCs.
A Vice-Presidência tem como meta dar continuidade ao projeto iniciado na gestão anterior de atualização do Manual de Contabilidade, atendendo aos anseios dos contadores do Sistema CFC/CRCs e à uniformidade com as Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público. Ressaltam-se, ainda, a emissão e o acompanhamento dos pronunciamentos decorrentes dos achados de auditoria.
Será dada prioridade ainda ao atendimento às demandas para treinamento do corpo técnico e gestores que estão assumindo o mandato para o biênio 2018/2019.
Quem é Lucilene Florêncio Viana
Contadora e mestra em Contabilidade e Controladoria, é pós-graduada nas áreas de Administração Pública, Ciências Contábeis, Auditoria, Direito Tributário, Auditoria e Controle Interno. Foi presidente do Conselho de Contabilidade do Amazonas (2004/2005 e 2006/2007) e atualmente é professora e coordenadora do curso de Ciências Contábeis da Faculdade Martha Falcão.
É detentora da comenda Mérito Legislativo, concedida pela Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM), pela relevante contribuição para qualificar a existência das organizações e das pessoas, ajudando a gerar oportunidades para fazer prosperar o povo amazonense. É membro da Academia de Ciências Contábeis do Estado Amazonas.
Por 10 anos, exerceu o cargo de contadora-geral da Prefeitura de Manaus. Foi eleita pela Câmara Municipal de Manaus “Mulher Destaque na Sociedade Manauara”.
Sobre a Vice-Presidência
Órgão deliberativo do Conselho Federal de Contabilidade, a Vice-Presidência – que é composta pela Câmara de Controle Interno - tem a função de coordenar os trabalhos, distribuir os processos para relato nas reuniões e coordenar os Grupos de Trabalhos constituídos para implementar as ações previstas nos projetos da área.
Integram a Vice-Presidência: Lucilene Florêncio Viana; João Altair Caetano dos Santos, coordenador-adjunto; João Gregório Júnior e Rivoldo Costa Sarmento.
Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail: cci@cfc.org.br