Seminário realizado pelo TCU discute governança das instituições que fiscalizam profissões no Brasil

Presidente do CFC participou do evento e reforçou a importância dos conselhos profissionais para o exercício da profissão

Por Deividi Lira/ Agência Apex
Comunicação CFC

O presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Aécio Dantas, participou nessa quinta-feira (27) do Seminário “Governança, transparência e dados abertos nos conselhos de fiscalização profissional”, realizado pelo Tribunal de Contas da União (TCU), no Auditório Pereira Lira, na sede do Tribunal, em Brasília.

O seminário abordou os desafios enfrentados pelos conselhos de fiscalização profissional no Brasil, com ênfase na governança, transparência e dados abertos. Além disso, foram discutidas as prioridades relativas à transparência e ao acesso a dados abertos, destacando o fortalecimento e aprimoramento dos conselhos profissionais.

Presente no evento, o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) e embaixador da Rede Governança Brasil, Augusto Nardes, defendeu que é necessária a união dos conselhos profissionais para que a transparência seja exercida em sua totalidade, como um instrumento de proteção social.

“A nossa decisão aqui é preservar o erário, preservar a estrutura do Estado para que todos possam conviver em paz, ter dignidade de buscar o seu trabalho, o seu emprego. E isso não pode ser feito somente pelo Estado. E Estado somos todos nós! A governança significa você prestar serviço para o conjunto da sociedade”, afirmou o ministro.

O presidente do CFC, Aécio Dantas, que também é o coordenador do Fórum dos Conselhos Federais das Profissões Regulamentadas de (Conselhão), falou da importância dos conselhos como fator de proteção social.

“Os conselhos de fiscalização profissional têm um papel fundamental que é o de proteção da sociedade, visando coibir a atuação de profissionais que não estejam registrados ou sejam maus profissionais. Eu penso que essa é a principal atribuição dos conselhos”, disse o presidente, que ressaltou ainda sobre medidas que o Conselhão tem tomado para atingir os objetivos de transparência destacados pelo ministro Nardes.

“Dentro desse escopo da transparência, que foi tema desse encontro tão importante com o Tribunal de Contas da União, a gente traz a questão da transparência dos dados abertos, que é mais uma forma de você publicizar as ações do conselho. Transparência é sinônimo de confiança e é preciso que a sociedade, que os usuários das nossas informações confiem nos serviços que estão sendo prestados pelos conselhos de fiscalização profissional”, completou Aécio Dantas. 

O presidente do CFC disse ainda que é compromisso do fórum esclarecer e lutar contra a desinformação sobre a importância dos Conselhos de Profissões. Mostrar que estes são mais do que órgãos fiscalizadores, pois possuem a intenção de contribuir para a solução de problemas nacionais relacionados às profissões e aos profissionais.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.