Semana do Profissional da Contabilidade: veja depoimentos dos presidentes dos CRCs da Região Norte

Por Lorena Molter
Comunicação CFC

Os Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs) da Região Norte possuem, juntos, mais de 30 mil profissionais da contabilidade registrados. Os contadores e técnicos em contabilidade do Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins desempenham trabalho estratégico em uma das regiões mais ricas do planeta. Todos esses estados abrigam em seus territórios partes da Floresta Amazônica, um grande tapete verde que guarda biodiversidade abundante, despertando o interesse de países de todo o globo. Nesse ambiente de riqueza e onde “sustentabilidade” é a palavra de ordem, trabalham os representantes da classe contábil do Norte brasileiro. Esses profissionais assessoram empresas e governos e contribuem para o crescimento das suas unidades federativas. As atividades que desempenham são fundamentais para o desenvolvimento sustentável regional e do Brasil.  

Os presidentes dos CRCs do Norte destacaram qual a importância dos profissionais da contabilidade para o país e os diferenciais dos contadores e dos técnicos em contabilidade dos seus estados. Confira a seguir:

Conselho Regional de Contabilidade do Acre (CRCAC)

Vai além de registrar e controlar os patrimônios. Imprescindível para as empresas, fornece informações   e orientações precisas para as tomadas de decisões aos agentes internos e externos. É forte aliado do planejamento estratégico, buscando o crescimento, o desenvolvimento e a sustentabilidade das empresas, contribuindo, de forma essencial, na condução para o desenvolvimento do país.

Qual o diferencial dos profissionais da contabilidade do Acre?

São focados na atualização profissional e possuem laços estreitados com o governo do estado para onde sempre são convocados a participarem das decisões que envolvem orçamento.

Edberto Gomes de Souza – presidente do CRCAC

Conselho Regional de Contabilidade do Amazonas (CRCAM)

A contabilidade desempenha a garantia e a transparência na conformidade financeira das empresas, o que é essencial para a saúde econômica do país. Os profissionais da contabilidade possibilitam que os investidores, acionistas, credores e o público em geral tomem decisões informadas. Além disso, desempenham um papel essencial na implementação e no cumprimento das leis e regulamentações fiscais, contribuindo para a arrecadação de impostos e o financiamento de serviços públicos essenciais, como saúde, educação e infraestrutura.

Qual o diferencial dos profissionais da contabilidade do Amazonas?

No contexto específico do Amazonas, os profissionais da contabilidade enfrentam desafios únicos devido à vasta extensão territorial do estado e à distribuição populacional dispersa, com muitos profissionais atuando em áreas remotas e de difícil acesso. Esse cenário demanda dos profissionais habilidades adicionais de adaptação, comunicação e resolução de problemas para superar as barreiras geográficas e atender às necessidades dos clientes. Além disso, o fato de que 52% dos profissionais da contabilidade no CRC Amazonas são mulheres destaca a importância da diversidade de gênero na profissão, trazendo diferentes perspectivas e habilidades para o campo contábil.

André Caria – presidente do CRCAM

Conselho Regional de Contabilidade do Amapá (CRCAP)

O trabalho desenvolvido pelo profissional da contabilidade é fundamental para a economia do país, pois ele é responsável pela apuração de tributos que financiam a máquina estatal, por gerar informações úteis e relevantes para o controle e a tomada de decisão dos gestores públicos e privados e por contribuir com a transparência e a prestação de contas para a sociedade e os investidores. O profissional da contabilidade está apto para participar dos grandes debates da cena econômica do país, pelo domínio multidisciplinar de conhecimentos de gestão, finanças e controles.

Qual o diferencial dos profissionais da contabilidade do Amapá?

O Estado do Amapá tem grande potencial de crescimento econômico, em função das muitas riquezas naturais, como minérios, pescados, madeira, biodiversidade, paisagens turísticas, além da culinária e da cultura. Esse cenário demanda profissionais em quantidade e qualidade suficientes para dar suporte contábil, tributário e financeiro às empresas e órgãos estatais. Há relativamente poucos profissionais da contabilidade registrados e aptos a atuar nas mais diversas especialidades, o que abre grandes oportunidades de trabalho e remuneração. O profissional que atua no estado é diferenciado por dominar uma ciência necessária do ponto de vista legal, tributário e econômico.

Moisés Silva Campos – presidente do CRCAP

Conselho Regional de Contabilidade do Pará (CRCPA)

No Brasil, os profissionais da contabilidade são vitais não apenas para garantir a transparência e a conformidade fiscal das empresas, mas também para reduzir os riscos do negócio e proteger os interesses dos credores. Ajudam a prevenir fraudes e orientam decisões estratégicas que sustentam a estabilidade e o crescimento econômico do país.

Qual o diferencial dos profissionais da contabilidade do Pará?

Os profissionais da contabilidade do Pará destacam-se pelo seu conhecimento especializado nas normativas fiscais e práticas comerciais locais, habilidades em gestão financeira adaptada à realidade fluvial e agrícola da região, e uma atitude proativa na busca por soluções sustentáveis que respeitem tanto a economia quanto o ecossistema amazônico.

Ailton Ramos – presidente do CRCPA

Conselho Regional de Contabilidade de Rondônia (CRCRO)

Qual o diferencial dos profissionais da contabilidade de Rondônia?

Parabenizo a todos os profissionais da contabilidade pelo seu papel essencial na construção de uma sociedade mais transparente e justa. Seu compromisso com a ética, a precisão e a responsabilidade é fundamental para o desenvolvimento econômico do Estado de Rondônia. Feliz Dia do Profissional da Contabilidade!

Jair Genor Bevilaqua – presidente do CRCRO

Conselho Regional de Contabilidade de Roraima (CRCRR)

Os profissionais da contabilidade são essenciais para o país, assegurando transparência financeira e contribuindo para decisões estratégicas, desenvolvimento econômico e estabilidade.

Qual o diferencial dos profissionais da contabilidade de Roraima?

Em Roraima, o diferencial dos profissionais da contabilidade está na sua capacidade de lidar com desafios específicos da região e na adaptabilidade em cenários internacionais e culturais diversos.

Jouber Costa da Silva – presidente do CRCRR

Conselho Regional de Contabilidade do Tocantins (CRCTO)

Os profissionais da contabilidade são figuras importante no cenário econômico brasileiro, por meio deles são geradas informações que compõem dados necessários para a condução da economia, do trabalho e da renda. São fundamentais no crescimento do Brasil.

Qual o diferencial dos profissionais da contabilidade do Tocantins?

No Tocantins, os profissionais são destaque pela capacidade técnica no desenvolvimento das suas atividades, bem como interlocutores e tradutores de todas as regras fiscais e tributárias entre o fisco e as empresas. Com base nos seus conhecimentos, as empresas conseguem ser mais eficientes, tanto na forma menos onerosa no recolhimento dos tributos quanto no seu posicionamento diante do mercado.

Márcio Sousa – presidente do CRCTO

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.