Riscos em Criptomoedas e inovações tecnológicas

Assuntos serão destaques em palestras durante a 5ª Semana ENEF

Por Assessoria de Imprensa
Comissão de Valores Mobiliários (CVM)

Atenta aos avanços tecnológicos no âmbito do mercado de capitais, a CVM levará para 5ª Semana Nacional de Educação Financeira (Semana ENEF), que ocorrerá entre os dias 14 e 20 de maio, algumas discussões sobre o tema.

Na sede da Autarquia, no Rio de Janeiro, serão ministradas as palestras Ataques, Fraudes e Riscos em Criptomoedas (14/5), ICO – Initial Coin Offering (16/5) e Fintech (18/5).

Ainda na sede, haverá apresentações abordando diferentes temas afeitos ao mercado, tais como Prevenção à Lavagem de Dinheiro (14/5) e Derivativos (16 e 18/5). Várias outras atividades serão realizadas no escritório regional da CVM em São Paulo, assim como em diversas universidades pelo Brasil. Acompanhe a programação pela Agenda Oficial do evento, atualizada conforme as ações são confirmadas.

Planejamento Financeiro

Cabe destacar que, pela primeira vez no âmbito da Semana ENEF, a CVM desenvolverá ações no estado do Pará. Representante da Autarquia ministrará palestras sobre Educação e Planejamento Financeiro e A Importância do Mercado de Capitais e o Papel da CVM.

Semana ENEF

Promovida pelo Comitê Nacional de Educação Financeira (CONEF) e realizada anualmente desde 2014, a Semana ENEF apresenta números expressivos. Em 2017, foram mais de 3.600 ações presenciais e online, organizadas por 101 instituições, que atingiram cerca de 3 milhões de pessoas em todo o país.

Educação Financeira

A educação financeira tem como objetivo conscientizar o indivíduo sobre a importância do planejamento financeiro, para que desenvolva uma relação equilibrada com o dinheiro e decisões mais acertadas sobre finanças e consumo.

Quando o cidadão entende os fatores que influenciam suas escolhas financeiras, consegue equilibrar seus desejos imediatos com suas necessidades de longo prazo. Um dos efeitos disso é o aumento do hábito de poupar, e poupar enseja investir. Todos saem ganhando: o cidadão financeiramente educado contribui para o bem-estar coletivo, dado que essa qualificação resulta em um sistema financeiro mais sólido e eficiente, bem como se coloca em melhores condições para lidar com emergências e momentos difíceis da vida.

Conheça mais sobre a Estratégia Nacional de Educação Financeira em seu site oficial. Lá você encontrará também diversas ferramentas e materiais gratuitos, além de links para as páginas eletrônicas de todos os membros do CONEF.

 

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.