Reconduzido à presidência do CRCPR, Marcos Rigoni assume novo mandato

Por comunicação CRCPR

O contador Marcos Rigoni, eleito para mais um mandato à frente do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) durante a plenária do dia 4 de janeiro, foi empossado em solenidade na noite da última sexta-feira (16), realizada no auditório da sede da instituição, em Curitiba (PR). “Dois anos passaram muito rapidamente e cá estou para renovar meu compromisso com esta entidade que tanto respeito e admiro. Não medirei esforço algum para manter o que já conquistamos e, pelos próximos dois anos aumentar ainda mais a excelência do trabalho que o CRCPR realiza”, comprometeu-se em sua fala. A cerimônia, que incluiu também a posse do novo Conselho Diretor e dos conselheiros eleitos em novembro do ano passado, contou com a presença de inúmeras lideranças da classe contábil, representantes de CRCs de outros estados.

Rigoni atua junto à entidade há mais de 20 anos, exercendo diversas funções. A de presidente da gestão 2016-2017 terminou em dezembro passado com importantes realizações para a classe contábil paranaense, entre elas, a revitalização da sede da autarquia em Curitiba, a aquisição de um terreno ao lado da sede para ampliação da área de estacionamento, a universalização da Educação Continuada por meio da transmissão ao vivo de cursos e palestras pela internet, a realização da 17ª Convenção dos Profissionais da Contabilidade do Estado do Paraná, a criação de novas comissões para o fomentar o desenvolvimento dos diversos segmentos da profissão contábil no Estado, como a dos Auditores, dos Peritos e a do Empresário Contábil. Sob sua batuta ocorreu ainda a transformação do texto do parecer técnico apresentado ao CFC pela Comissão do Profissional Contábil da Área Cooperativista, criada no início de sua primeira gestão, na interpretação técnica ITG 2004, que mantém classificação do valor da cota-parte como patrimônio líquido.

A mesa de honra da cerimônia foi composta pelo vice-presidente de Administração do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Sérgio Faraco, representando o presidente do CFC, Zulmir Ivânio Breda; pela vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CFC e ex-presidente do CRCPR, Lucelia Lecheta; pelopresidente da Federação dos Contabilistas do Paraná (Fecopar), Divanzir Chiminácio, que representou também o presidente da Confederação Nacional das Profissões Liberais (CNPL), Carlos Alberto Schmitt de Azevedo; pelo diretor político-parlamentar da Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (FENACON) e vice-presidente a Junta Comercial do Paraná (Jucepar), Valdir Pietrobon; pelo diretor de Ensino, Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão da Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC), o ex-presidente deste CRCPR Antônio Carlos Doro, que representou também o presidente da entidade, Adeildo Osório de Oliveira; pela presidente da Academia de Ciências Contábeis do Paraná (ACCPR), conselheira do CFC e ex-conselheira do CRCPR, Nilva Amalia Pasetto; pelo presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado do Paraná (SESCAP-PR), Mauro César Kalinke, representando também os SESCAPs Londrina e Campos Gerais; pelo diretor sindical da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (FECOMÉRCIO/PR), Alberto Samways, pelo diretor secretário da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), Biratã Higino Almeida Giacomoni; pelo delegado da 9ª Região Fiscal da Receita Federal do Brasil, Edair Ribeiro da Silva; pelo presidente da 5ª Seção Regional do Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (IBRACON), Carlos Augusto Pires; pelo presidente da Associação Comercial do Paraná (ACP), Gláucio José Geara; e pelo presidente do Conselho Curador da FBC e ex-presidente do CFC, Juarez Domingues Carneiro.

Marcaram presença também os ex-presidentes do CRCPR, Nelson Zafra, Maurício Fernando Cunha Smijtink e Paulo Cesar Caetano de Souza, além de representantes de sindicatos de profissionais da contabilidade de todo o Estado, delegados, macrodelegados e ex-delegados do CRCPR.

O termo de posse foi entregue ao presidente Rigoni por Sérgio Faraco, representando o presidente do CFC. A seguir, Rigoni procedeu a entrega dos termos de posse aos vice-presidentes de CRCPR, que compõem o Conselho Diretor da Casa – Laudelino Jochem (Administração e Finanças); Roberto Aparecido Santos (Desenvolvimento Profissional); Paulo de Tarso Vieira Lopes (Controle Interno); Elizangela de Paula Kuhn (Fiscalização, Ética e Disciplina); Aguinaldo Mocelin (Desenvolvimento Regional); Narciso Doro Junior (Relações Sociais); e Claudemir Aparecido Matiusso (Registro).

A seguir, Rigoni deu posse aos conselheiros efetivos e suplentes eleitos para o mandato 2018/2021.

Após a entrega dos termos de posse, o presidente do SESCAP-PR, Mauro Kalinke, surpreendeu aos presentes com uma homenagem ao presidente Rigoni, ao vice-presidente Laudelino Jochem, à vice-presidente do CFC Lucelia Lecheta e ao diretor superintendente do CRCPR, Gerson Borges de Macedo – um troféu em reconhecimento aos serviços prestados à classe contábil paranaense. “Estando em vias de encerrar o meu mandato à frente do SESCAP-PR, além de prestar esta homenagem a estes profissionais que tanto contribuíram e contribuem para o engrandecimento da nossa profissão, quero destacar a parceria de longa data com o CRCPR em prol da classe contábil paranaense e aproveito a oportunidade para parabenizar esta casa pela iniciativa da criação da Comissão do Empresário Contábil, da qual tenho a honra de participar e que, tenho certeza, realizará grandes contribuições aos empreendedores da nossa profissão”, destacou Kalinke.

Um momento de grande emoção marcou também a solenidade, quando Jacobus Petrus Jean Lamers foi chamado para receber um termo de reconhecimento pelos 55 anos de serviços prestados ao CRCPR como delegado regional na região dos Campos Gerais. Holandês de nascimento, “mas brasileiro de alma e coração”, “Tiago”, como é conhecido por todos, foi escolhido como um símbolo de dedicação à profissão e do alto de seus recém completados 78 anos, emocionou-se ao receber a singela homenagem.

 O vice-presidente Administrativo do CFC, Sergio Faraco, que representou o presidente do CFC, Zulmir Ivânio Breda

A cerimônia prosseguiu com os discursos do presidente da Fecopar, Divanzir Chiminacio, do vice-presidente do CFC, Sérgio Faraco e do presidente do CRCPR, Marcos Rigoni. O primeiro ressaltou o compromisso do CRCPR em fomentar o desenvolvimento da profissão contábil, apoiando as entidades sindicais da categoria em todo o Estado. “Em um momento tão delicado para o País, e de tantas mudanças em nossa profissão, que esta parceria siga trazendo bons frutos ao profissional da contabilidade do Paraná”, desejou. Faraco, por sua vez, transmitiu aos presentes os votos do presidente do CFC, Zulmir Breda: “Que a sua gestão possa ser de plenos êxitos e conquistas. Tenha a certeza de que o CRCPR poderá contar com o apoio incondicional do CFC nas mais construtivas ações e iniciativas que venham a fortalecer e aprimorar as nossas Ciências Contábeis”. Agradeceu ainda pela sempre calorosa acolhida que recebe no Paraná, desejando sucesso à gestão de Rigoni e aos conselheiros empossados na ocasião e colocando-se à disposição de todos, não apenas como vice-presidente do CFC, mas como colega e amigo.

Finalizando a solenidade, o presidente Rigoni emocionou-se ao lembrar sua trajetória profissional, agradeceu pela honra de prosseguir como representante dos profissionais da contabilidade no CRCPR e convidou a todos para assumirem um papel de maior protagonismo na vida do País. “Precisamos levar ao extremo a nossa consciência de estarmos na frente de batalha. Vamos votar, já que nos obrigam, em políticos dignos de nosso voto! A classe contábil brasileira, que soma 550 mil profissionais, se bem trabalhada e conscientizada, tem uma força descomunal – precisamos aprender a colocar essa força em ação, em prol de um país digno”, encorajou.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.