Pronampe: CFC orienta que profissionais da contabilidade assessorem as empresas

Comunicação CFC/Apex

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) informa que a Receita Federal do Brasil enviou às Microempresas (ME) e às Empresas de Pequeno Porte (EPP) as cartas com a informação do valor da receita bruta desses negócios. O encaminhamento foi realizado por meio do Domicílio Tributário Eletrônico do Simples Nacional (DTE-SN) e da caixa postal localizada no e-CAC.

Esse dado foi levantando com base nas declarações desses contribuintes ao Fisco e tem a finalidade de viabilizar a análise sobre a linha de crédito do Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe) às instituições financeiras.

O CFC orienta os profissionais da contabilidade que abram e analisem esses documentos, que informam aos empresários se podem obter crédito e qual valor teriam disponível. Em seguida, os contadores devem enviar os dados para seus clientes e fazer o assessoramento sobre a adesão ao Pronampe.

CFC desenvolve e-book sobre o Pronampe

Com o objetivo de esclarecer os principais pontos sobre o Pronampe e, assim, desenvolver e fortalecer os pequenos negócios, o CFC desenvolveu um e-book sobre o assunto. O material é voltado para a classe contábil e para os donos de empresas com faturamento de até 4,8 milhões de reais, com base na receita bruta auferida no exercício 2019.   

Para acessar o e-book do CFC sobre o Pronampe, clique aqui

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.