Projeto Abraçando o Controle Social encerra 2018 no Estado do Piauí

Por Rafaella Feliciano
Comunicação CFC

Para fechar o ano com chave de ouro, o projeto Abraçando o Controle Social ganhou mais um estado do Nordeste: Piauí. Nesta quinta-feira (13), Teresina foi palco para o lançamento da iniciativa que busca conscientizar os profissionais da contabilidade, membros dos organismos institucionais de controle da gestão pública e os cidadãos sobre o seu papel para o funcionamento dos mecanismos de controle social, combatendo, assim, a corrupção e garantindo a eficácia dos gastos públicos.

O presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Zulmir Breda, ressaltou a importância do controle social para uma gestão pública mais efetiva e justa. No entanto, ele lembrou que é preciso exercer a cidadania para que a sociedade esteja ativamente envolvida no desenvolvimento do País.

“Quando falo em cidadania não estou dizendo apenas sobre o exercício do voto. Este deve ser o primeiro passo para uma longa caminhada, que inclui fiscalização ao trabalho dos eleitos e cobrança ao cumprimento de compromissos e metas. Precisamos ter a consciência de que não existe outro caminho para o Brasil que não seja a presença da população no auxílio da gestão, buscando efetividade da administração e justiça social. Até que ponto eu cumpro o meu papel de cidadão?”, salientou.

O governador do Estado, Wellington Dias, também participou da abertura do encontro e parabenizou a classe contábil pela iniciativa. “Precisamos criar um ambiente de confiança, harmonia, sintonia e interação entre a sociedade e o Governo. Ninguém faz nada sozinho. E é por isso que projetos como o Abraçando o Controle Social são louváveis pela possibilidade do trabalho em conjunto”.

Para o presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Piauí (CRCPI), Josafam Bonfim Moraes Rego, o combate à corrupção passa pela parceria entre os órgãos de controle, a sociedade e com profissionais, tais como os contadores. “Para a fiscalização dos recursos públicos, é preciso mais transparência dos dados. Por isso, precisamos estar juntos nessa empreitada. Queremos um país com menos corrupção e mais justiça para o desenvolvimento próspero do Brasil”, afirmou.

Já a presidente da Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon), Maria Clara Cavalcante Bugarim, ressaltou que o maior objetivo do projeto é promover um chamamento aos profissionais da classe contábil para que possam ser proativos no desenvolvimento sustentável do país. “Somos nós, profissionais da contabilidade, que proporcionamos a transparência das informações, tanto dos setores público quanto privado, e a informação é a grande moeda da democracia. Através do nosso trabalho diário, nos tornamos agentes de transformação abrindo espaço para o controle social e nos proporcionando um futuro muito melhor”, salientou.

Entre as principais ações do Projeto Abraçando o Controle Social, estão a realização de seminários e campanhas que visem à disseminação de conhecimento sobre o tema; cursos de capacitação; intercâmbio de informações, métodos e técnicas focados no aperfeiçoamento dos sistemas de controle, transparência e fiscalização.

Também participaram da abertura do evento o presidente da Associação dos Auditores de Controle Externo do TCE-PI, Antenor Pereira da Silva Júnior; ex-presidente do CFC José Martonio Alves Coelho; e a superintendente da Controladoria-Geral da União do Piauí (CGU-PI), Ericka Lemância Santos Lobo.

No Estado do Piauí, o projeto é uma realização do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), em parceria com o Conselho Regional de Contabilidade do Piauí (CRCPI); a Academia Brasileira de Contabilidade (Abracicon); a Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC); o Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci); e a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon). Também conta com o apoio do Tribunal de Contas do Estado do Piauí; Tribunal de Contas da União; da Controladoria-Geral do Estado do Piauí; Procuradoria-Geral do Estado do Piauí; e do Ministério Público.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.