Prestação de contas eleitorais em destaque no Conexão Contábil

Por Agência Apex

Na tarde desta quinta-feira (28), o Conexão Contábil edição Sudeste trouxe o debate sobre os desafios e inovações para a classe contábil na prestação de contas do processo eleitoral.

A apresentação teve início com a fala da presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais (CRCMG), Suely Maria Marques de Oliveira, moderadora das palestras. Para ela, o tema do painel foi bastante oportuno. “Os profissionais contábeis precisam estar atualizados quando o assunto é eleição. A responsabilidade do contador nesta prestação de contas é de extrema importância”, afirmou.

De acordo com o conselheiro e coordenador da Comissão Nacional de Contabilidade Eleitoral do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Haroldo Santos Filho, a contabilidade eleitoral é a especialidade da Contabilidade brasileira mais recente que existe. “Essa área surgiu da necessidade de transformarmos nossa democracia numa democracia exemplar, naquela em que nós conseguimos exercer o estado de direito democrático, fazendo com que as pessoas possam competir de forma igualitária”, disse.

O último palestrante deste painel foi o membro da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político (Abradep), Ludgero Liberato. Segundo ele, o Brasil está seguindo um caminho de tornar as campanhas eleitorais mais enxutas financeiramente, e essa é uma informação importante para o trabalho do contador com a prestação de contas eleitorais.

"Toda a evolução da nossa legislação eleitoral, de 1995 até os dias atuais aponta para isso. O objetivo de reduzir os gastos de campanhas é nobre, visa garantir uma espécie de igualdade maior entre os candidatos. Assim, nós, advogados e contadores, precisamos interpretar a legislação com isso em mente, de que a finalidade do sistema eleitoral de hoje é a de um sistema que preza por menos gastos".

O painel também contou com a presença do coordenador de Controle de Contas Eleitorais e Partidárias do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE/MG), Júlio César Diniz Rocha, e do juiz Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES), Rodrigo Marques de Abreu Júdice.

Para assistir à palestra, clique aqui.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.