Presidente do CFC participa da abertura da 7ª Conferência do Ibracon

Por Comunicação Ibracon

Na abertura do evento, o presidente do Ibracon, Idésio Coelho, ressaltou que os profissionais de contabilidade são peças-chave na construção de um país mais ético

Começou nesta segunda-feira, 26 de Junho, a 7ª Conferência Brasileira de Contabilidade e Auditoria Independente, realizada pelo Ibracon - Instituto Brasileiro dos Auditores Independentes do Brasil.

Na abertura do evento, o presidente do Ibracon, Idésio Coelho, destacou que vivemos um momento marcado pelo forte anseio por atitudes mais éticas e transparentes, tanto na esfera pública como no âmbito privado, pela demanda global por compliance e pela crescente expectativa de que as novas tecnologias tragam efetiva melhoria para a vida das pessoas.

"Dentre as prioridades inclui-se, sem dúvida, a preponderância da ética e da lisura no controle dos gastos públicos e dos fluxos de capitais, bem como na interação entre o setor privado e o público. Tal avanço é imprescindível, pois não há desenvolvimento e plenitude democrática quando impera a corrupção", enfatizou o presidente do Ibracon. "Temos assistido às graves consequências dos escândalos investigados pela Operação Lava Jato: queda do PIB, recessão e desemprego", salientou.

Idésio Coelho lembrou que os profissionais da contabilidade e auditoria podem contribuir para a mudança dessa realidade, e salientou a necessidade de enfrentar as transformações decorrentes da tecnologia. "Questões relacionadas à rastreabilidade do fluxo de capitais, o uso das formas eletrônicas de pagamentos e transferências de recursos, incluindo o crescente uso das moedas virtuais, merecem a nossa atenção, dos reguladores e legisladores", disse. "A questão da lavagem de dinheiro, corrupção e ações que violam a livre concorrência continuam sendo agudas preocupações, e nossa profissão tem papel relevante na mitigação desse processo corrosivo", concluiu.

Ainda na abertura do evento, o presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), José Martonio Alves Coelho, ressaltou que os laços das duas entidades - CFC e Ibracon - estão cada vez mais fortalecidos na busca do desenvolvimento da Contabilidade. "Temos nos dedicado a valiosas atividades conjuntas, no sentido de elevar o nível técnico e científico do contador brasileiro da área da Auditoria Independente. Posso citar, de imediato, as ações que envolvem o Comitê de Pronunciamentos Contábeis, o Exame de Qualificação Técnica e a Educação Profissional Continuada", declarou.

A Conferência do Ibracon segue até o final da tarde desta segunda-feira e continua amanhã, com temas como "Contabilidade Aplicada ao Setor Público", "Atualidades das IFRS" e "Aplicação Prática do Novo Relatório do Auditor".

Acesse a matéria completa e fotos

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.