Plenário aprova revisão de Comunicado Técnico do Auditor

Por Maristela Girotto
Comunicação CFC

A primeira revisão (R1) do Comunicado Técnico do Auditor (CTA) 25, que dispõe sobre orientação para a emissão do novo modelo de relatório do auditor independente, foi aprovada pelo Plenário do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), nesta quinta-feira (11). O CTA, que é uma modalidade de Norma Brasileira de Contabilidade (NBC), foi editado em função da revisão, ocorrida em 2016, das NBCs TA 700, 705, 706, 710 e 720 e da edição da NBC TA 701, que criou os Principais Assuntos de Auditoria (PAAs). Passados dois anos, houve a necessidade de serem implementados pequenos ajustes e atualização.

De acordo com o vice-presidente Técnico do CFC, Idésio Coelho, foram incluídos, no CTA 25 (R1), dois novos modelos de relatório, contendo opinião sobre o balanço patrimonial e abstenção de opinião sobre o desempenho das operações e fluxos de caixa; e outro para entidade não listada com valores mobiliários emitidos com esforços restritos, nos termos da Instrução da Comissão de Valores Mobiliários (ICVM) nº 476/2009.

Além disso, ele explica que foram acrescentados esclarecimentos sobre os PAAs (itens 9 e 10); sobre duas estruturas de relatório financeiro (itens 16 e 17); sobre a Demonstração do Valor Adicionado (DVA), quando o auditor expressar opinião modificada, abstenção de opinião ou opinião adversa (item 19); quando o auditor pode reportar outras informações que não são exigidas (itens 27 a 29); e sobre abstenção de opinião (item 31).

O vice-presidente informa ainda que foram feitos também outros ajustes. “Ficou explícito que deve ser colocado junto com o número do registro no Conselho Regional de Contabilidade (CRC), sua categoria profissional de contador”, afirma Idésio Coelho.

CTA 25 (R1)

O objetivo deste Comunicado Técnico, conforme consta na Norma, é orientar os auditores independentes na emissão do relatório sobre as demonstrações contábeis referentes aos exercícios ou períodos que se findam em – ou após – 31 de dezembro de 2016.

O CTA 25 foi elaborado em decorrência do processo de adoção do novo modelo de relatório do auditor independente. Entre julho e setembro de 2016, o CFC publicou um conjunto de normas de auditoria revisadas e convergentes com as International Standards on Auditing (ISAs), emitidas pelo International Auditing and Assurance Standards Board (IAASB).

A revisão do CTA 25 (R1) será publicada no Diário Oficial da União na próxima semana.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.