Perfil do contador do futuro é assunto da Convenção do CRCDF

Palestrante também discorreu sobre como a Inteligência Emocional pode contribuir com o perfil do profissional da Contabilidade

Por Deividi Lira/Agência Apex
Comunicação CFC


A palestra magna “Características do Contador do Futuro” encerrou o dia de atividades da XIV Convenção de Contabilidade do Distrito Federal, realizada pelo Conselho Regional de Contabilidade do Distrito Federal (CRCDF), nesta quinta-feira (5).

O palestrante, professor Eliseu Martins, iniciou a palestra contextualizando a função do contador ao longo da história da humanidade. Depois falou quais são as habilidades que precisam ser colocadas em prática pelos profissionais da Contabilidade, que precisam buscar qualificação constantemente em outras áreas do conhecimento.

“Só a Contabilidade não faz um contador do futuro. Cada vez mais será necessário ampliar. Você tem que ter a capacidade, saber vender o que a sua capacidade produz para o cliente. Hoje, por exemplo, é preciso um contador entender de Direito Tributário e Societário para conversar com um advogado. Um contador precisa conhecer elementos da micro e da macroeconomia, entender os conceitos que os economistas usam. É obrigatório que você vá agregando conhecimento de outras áreas”, afirmou Eliseu Martins.

O palestrante também discorreu sobre como a Inteligência Emocional pode contribuir com o perfil do contador do futuro. Segundo ele, muitas vezes, os profissionais da Contabilidade estão preocupados somente com as habilidades técnicas e esquecem de dar uma atenção especial para o desenvolvimento de sua inteligência emocional. Ainda de acordo com o professor, a capacidade de conseguir administrar as próprias emoções e identificar as emoções dos seus clientes evita conflitos e cria uma relação mais próxima entre as partes.  

“A mudança na vida do profissional da Contabilidade já começou. E nós precisamos entender o que o cliente fala. Agora temos que ter um perfil de consultor para atender nosso cliente. Os profissionais que têm comportamento técnico e habilidade cognitiva estão preparados, e é para isso que a Inteligência Emocional está aí”, explicou.

A Convenção de Contabilidade do Distrito Federal teve o objetivo de reunir profissionais da Contabilidade, estudantes e professores de Ciências Contábeis a fim de discutir estratégias para enfrentar os desafios da profissão, bem como para entender a realidade socioeconômica do país. O evento contou com o apoio do Conselho Federal de Contabilidade.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.