Painel: Empreendedorismo Contábil – construindo um novo ambiente de negócio e consolidando a profissão

Por Daniel Bruce
Comunicação CFC

O segundo dia do Conexão Contábil Centro-Oeste aconteceu nesta segunda-feira, 6, no auditório do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso do Sul (CREAMS), na cidade de Campo Grande (MS). Entre os mais variados temas, o evento contou com o painel “Empreendedorismo Contábil – construindo um novo ambiente de negócio e consolidando a profissão”. 

A moderação do painel ficou a cargo da vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Sandra Maria de Carvalho Campos. Houve, também, a participação do debatedor, vice-presidente Administrativo do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Carlos Rubens de Oliveira.

Os painelistas convidados para realizar as apresentações foram o vice-presidente Institucional da Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (Fenacon), Reynaldo Lima Júnior; e a contadora, especialista fiscal e Tributário, Gisleise Nogueira de Aguiar.

Na oportunidade, a vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Sandra Maria de Carvalho Campos, destacou a importância de os profissionais da contabilidade se especializarem para alcançar visibilidade no mercado de trabalho.

A contadora Gisleise Nogueira de Aguiar relatou as experiências profissionais que obteve durante a carreira e que a auxiliaram na construção do empreendedorismo contábil. Para ela, a temática está diretamente ligada ao desenvolvimento acadêmico do profissional da contabilidade.

Ainda de acordo com a especialista, as áreas de consultoria, implantação de soluções contábeis e tributárias, assessoria, avaliação técnica, portal de conteúdo, educação, treinamentos, capacitação e formação foram as que mais geraram oportunidades e que precisam do olhar atento do profissional da contabilidade.

A segunda parte do painel contou com a participação do vice-presidente Institucional da Fenacon, Reynaldo Lima Júnior, que apresentou um panorama geral sobre as exigências do mercado contábil.

“O mercado mudou substancialmente em todos os aspectos, em todas as profissões e, principalmente, na nossa profissão, a profissão contábil”, disse Reynaldo Lima.

Segundo o vice-presidente da Fenacon, muitas fronteiras comerciais surgiram ao longo dos anos e geraram o crescimento de grandes empresas, de franquias e de conglomerados econômicos e todas essas transformações deram, ainda mais, destaque para os profissionais da contabilidade.

Nesse sentido, Reynaldo destacou a importância das normas, do governo e da regulamentação da Contabilidade para o exercício profissional diante de tantos desafios. “Às vezes nós reclamamos da burocracia, dos prazos, mas o governo e a regulamentação foram muito importantes nos últimos anos para o crescimento da profissão contábil”, finalizou. 

Para conferir o painel na íntegra, basta clicar aqui

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.