Normas de regulamentação da profissão contábil são destaque na 1.091ª Reunião Plenária Ordinária do CFC

Por Sheylla Alves

Comunicação CFC

A diretoria do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e conselheiros do Sistema CFC/CRCs se reuniram, nesta quarta-feira (19), para a 1.091ª Reunião Plenária Ordinária do CFC. Na ocasião, foram discutidos assuntos de interesse da classe contábil e deliberações de temas pertinentes.

Durante a reunião, foi aprovado o encaminhamento de audiência pública para apreciação de normas que regulamentam a profissão contábil, com a revisão dos Pronunciamentos Técnicos n.º 22 e CPC 12 (R1), da Orientação Técnica OCPC 07 (R1) e da ITG 2001 (R1), além de alterações na NBC PA 400 e NBC TO 3410 (ISAE 3410).

No que se refere à NBC TO 3410 (ISAE 3410), foram encaminhados para audiência pública os trabalhos de asseguração para declaração de gases do efeito estufa. Destaque em diversos meios sociais e organizacionais, esse tema tem levantado discussões sobre o seu funcionamento, sobre os respectivos aspectos contábeis e, principalmente, sobre o mercado de carbono.

Estiveram em observação dados sobre o registro de profissionais e organizações contábeis no país. Os participantes da reunião analisaram a quantidade de profissionais ativos por região do país, no período de setembro e de outubro. Na oportunidade, apresentou-se o relatório de atividades dos conselheiros do CFC, pertinente ao período de 16 de setembro a 19 de outubro de 2022.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.