Jovens contábeis se reúnem em São Paulo para debater tecnologia, inovação e os desafios da profissão

Por Comunicação CFC

Inovação e tecnologia aplicadas à área contábil. Mais de dois mil estudantes e profissionais se reuniram para uma verdadeira imersão de conhecimento durante o 6º Encontro de Estudantes de Contabilidade do Estado de São Paulo e o 4º Encontro Nacional de Jovens Lideranças, realizados neste sábado (15). Organizados pelo Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRCSP) e pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC), os eventos aconteceram na Estância Alto da Serra, em São Bernardo do Campo (SP).

Mais de dois mil participantes durante uma verdadeira imersão de conhecimento (foto: CFC)

Durante a abertura, a presidente do CRCSP, Márcia Alcazar, destacou que “o profissional da contabilidade deve estar antenado neste tempo em que a tecnologia já faz parte das empresas de contabilidade”. Além disso, Alcazar incentivou os jovens a se atreverem mais, “sendo multifuncionais e sem medo da disruptura”.

Com o momento delicado em que o País vive, o vice-presidente do CFC Joaquim Bezerra destacou a importância do profissional da contabilidade para um Brasil menos corrupto. “Nós temos defendido que se há uma solução para o nosso País, ela passa pela nossa profissão”, disse. “Porque por trás dos 26 Estados e do Distrito Federal, dos 5.600 municípios, dos mais de 10 milhões de empresas e dos mais de 205 milhões de brasileiros, há sempre uma necessidade em comum: a contabilidade”, destacou o vice-presidente.

Inovação Disruptiva

Logo no início do evento, Arthur Igreja, um dos A’s da plataforma AAA, levou o público a se conectar com o mundo da inovação. Entre os temas, transformação digital e economia compartilhada, trazendo novos conceitos aplicados à contabilidade.

“Inovação nos negócios é perceber os pequenos sinais comportamentais. A mudança de comportamento é algo que surte efeito nos negócios”, destacou Igreja. “Use toda a tecnologia a seu favor e volte o seu olhar para a mudança comportamental do seu cliente. Para ter um negócio, você precisa ficar ligado 24h no seu cliente e precisa criar e oferecer serviços com a cara do usuário”, completou.

Joaquim Bezerra Filho, Arthur Igreja e Márcia Alcazar (foto: CRCSP)

“A palestra mudou bastante a nossa cabeça e nos deu uma direção para saber e entender o que a gente vai fazer com o diploma e o registro em mãos”, revelou a estudante Daniela Silva, de 24 anos. “Percebi com o Arthur que não dá para se acomodar, temos que buscar cada vez mais conhecimento”, completou seu amigo, Luís Marcelo, de 25 anos, que cursa o 5º semestre de Ciências Contábeis.

Desafios do jovem contábil

Mediado por Bruna Rauen, especialista em Contabilidade Digital e Marketing Digital Aplicado à Contabilidade, o painel ”Jovens Contadores Conectados com a Tecnologia e Empreendedorismo” trouxe para o público os desafios para uma carreira sólida e criativa.
“É motivador saber que o Sistema CFC/CRCs realiza eventos como este que promove a interação dos jovens profissionais e estudantes de Ciências Contábeis para a valorização da classe contábil”, ressaltou Bruna.

O assunto foi debatido por Valter Aquino, Ahmed Samer El Khatib, Rogério Rodrigues e Joaquim de Alencar Bezerra Filho.

Palestrantes do painel Jovens Contadores Conectados com a Tecnologia e Empreendedorismo ladeados por representantes do CRCSP e do CFC (foto: CRCSP)

Inspiração para vencer os obstáculos

Carreira bem sucedida, conhecimento e muita motivação para se tornar um profissional pronto para o mercado de trabalho. Encerrando as atividades, o cofundador do WeMentor e o diretor executivo (CEO, sigla em inglês) e sócio do Instituto Gente, Arthur Shinyashiki, deixou o público inquieto durante sua palestra.

Arthur Shinyashiki (Foto: CRCSP)

Shinyashiki explicou para os jovens a importância de terem suas alto performances trabalhadas para terem seus objetivos alcançados. “Quando você olha, a maioria das pessoas vão passar a vida sem realizar o sonho delas e isso é muito triste. Imaginar que a maioria das pessoas desejam algo, querem algo do fundo do coração, mas não vai acontecer”, lamentou. “As pessoas precisam entender a necessidade de ter a capacidade de se colocarem no topo do seus jogos, principalmente nos momentos importantes”, reforçou ele.

Para a presidente do CRCSP, tecnologia e contabilidade andam juntas e as disrupturas digitais fazem parte da realidade do cotidiano dos profissionais. “Precisamos estar atentos às novidades e sempre abertos a novos conhecimentos, afinal, nosso trabalho contribui para o desenvolvimento das empresas e do nosso País”, encerrou Alcazar.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.