Internacional: Erkki Liikanen foi reconduzido para o cargo de presidente do Conselho Curador da Fundação IFRS até setembro de 2027

Comunicação CFC, com informações do Ibracon

Os curadores da Fundação IFRS reconduziram Erkki Liikanen, que já atuou no Banco Central finlandês, para o terceiro mandato como presidente do Conselho Curador da Fundação IFRS. Sob sua liderança, as atribuições da Fundação IFRS foram expandidas para incluir a definição de normas para divulgações da sustentabilidade e a governança foi aprimorada.

Os curadores são responsáveis pela estratégia e pela governança da Fundação e pela supervisão de seus dois conselhos de normatização – o International Accounting Standards Board (Iasb) e o International Sustainability Standards Board (ISSB) – no desenvolvimento de normas de relatórios para os mercados de capitais. Em seu mandato anterior, Liikanen liderou a revisão da estratégia da Fundação elaborada pelos curadores.

Na gestão de Liikanen, ocorreu uma mudança organizacional estratégica significativa, desde a formação da Fundação em 2001 – a criação do ISSB, anunciada na Conferência do Clima da ONU de 2021, em Glasgow, e a consolidação do Climate Disclosure Standards Board e da Value Reporting Foundation (que abrigava o International Integrated Reporting Council e o Sustainability Accounting Standards Board).

Ken Robinson, presidente do Comitê de Nomeação dos Curadores, disse que “os curadores agradecem que ele tenha aceitado servir mais um mandato, garantindo a continuidade da liderança e permitindo que a organização se beneficie de sua vasta experiência estratégica e de governança”.

Já Erkki Liikanen disse que “a Fundação IFRS desempenha um papel importante ao permitir que as decisões do mercado de capitais sejam baseadas em informações transparentes e úteis. Sinto-me honrado por continuar a exercer a presidência”.

O segundo mandato de Liikanen termina em 31 de dezembro de 2024. Seu terceiro mandato terminará em 30 de setembro de 2027. A recondução dele foi aprovada pelo Conselho de Monitoramento da Fundação IFRS.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.