Importância do profissional da contabilidade na governança é destaque em abertura de evento

Por Lorena Molter

Comunicação CFC

A 8ª edição do Seminário de Governança Municipal para Prefeitos e Gestores Públicos foi realizada nesta sexta-feira (2), em Boa Vista/RR. Durante a abertura do evento, a relação entre os profissionais da contabilidade e a governança foi um dos pontos ressaltados. A cerimônia foi presidida pelo ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) e embaixador da Rede Governança Brasil, Augusto Nardes, e reuniu mais de 500 participantes no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). O encontro é voltado para servidores, gestores públicos e cidadãos, com o objetivo de promover a governança pública e gerar multiplicadores da temática. A iniciativa acontece no formato híbrido e pode ser acompanhada pelo canal do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) no YouTube.

A presidente do Conselho Regional da Contabilidade de Roraima (CRCRR), Itajay Maria Soares, inseriu a Contabilidade no contexto da governança durante o seu discurso. “Está intimamente relacionada ao dia a dia dos profissionais da contabilidade. Para ser mais enfática, destaco que essa prática faz parte da essência das Ciências Contábeis. Isso porque um processo de gestão bem executado depende da observação, do assessoramento e da atuação dos contadores e dos técnicos em contabilidade. A análise e o alcance da conformidade e a promoção de transparência são resultado das atividades que compõem a Contabilidade”, afirmou.

A contadora ainda refletiu sobre os impactos da governança e da Contabilidade na gestão pública e os seus reflexos na sociedade. “Se pensarmos nessas funções no contexto público, podemos afirmar que prestamos um serviço à sociedade, e não apenas garantimos o emprego correto da verba pública, como também viabilizamos investimentos estratégicos em educação, saúde, saneamento básico, entre tantas outras áreas que trazem qualidade de vida à população”, concluiu.

O presidente do CFC, Aécio Dantas, foi representado no evento pela conselheira da autarquia Palmira Leão de Souza. Em suas palavras, a contadora pontuou que a governança é necessária para o fortalecimento do Brasil. “Hoje, afirmo que a governança é, sem dúvida, a base do desenvolvimento sustentável, o caminho para que o nosso país cresça de forma adequada e segura e para que a população tenha, cada vez mais, acesso a serviços básicos e de qualidade”, explicou.

Souza também chamou a atenção para a responsabilidade das lideranças municipais na sedimentação da governança no país. “As gestões municipais são peças-chave nesse processo, uma vez que, se o Brasil possui uma estrutura bem solidificada de governança nos municípios, o desenvolvimento socioeconômico, torna-se uma realidade possível e o país cresce a partir das suas bases.”

A abertura do seminário ainda contou com a presença do controlador-geral de Roraima, Érico Veríssimo Assunção de Carvalho, representando o governador do estado, Antonio Denarium; do presidente da OAB – Seccional de Roraima, Ednaldo Gomes Vidal; do conselheiro Manoel Dantas Dias, representando a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon); e do diretor superintendente do Sebrae em Roraima, Emerson Carlos Baú.

Os seminários

O projeto tem o objetivo de aprimorar a governança e a gestão pública por meio da disseminação de boas práticas de governança e de realizar eventos e treinamentos que visem ao aperfeiçoamento da governança e à formação de multiplicadores para a disseminação do conhecimento. Os seminários também são mais um espaço disponibilizado pelo Sistema CFC/CRCs para a promoção da Educação Profissional Continuada aos profissionais da contabilidade na implantação da governança pública.

A série de eventos já percorreu sete estados brasileiros. Esta edição da Caravana da Governança é organizada pelo CFC, em parceria com o CRCRR, a Rede Governança Brasil (RGB) e o Instituto Latino-Americano de Governança e Compliance Público (IGCP). A iniciativa também conta com o apoio da Controladoria-Geral da União (CGU), da Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC) e da Atricon.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.