IAASB incentiva participação em consulta referente à definição de entidade de interesse público

Por Amanda Oliveira, com informações da IFAC

Comunicação CFC

O International Ethics Standards Board for Accountants (Iesba) propõe mudanças no Código Internacional de Ética para Contadores Profissionais, inclusive nas Normas Internacionais de Independência para ampliar a definição de entidade de interesse público (PIE, na sigla em inglês). As revisões incluem mais categorias de entidades, tendo em vista o nível de interesse público em sua condição financeira, substituem o termo “entidade listada” como uma categoria PIE por “entidade de capital aberto” e redefine a categoria.

“O IAASB coordenou diretamente com o Iesba nesse projeto, reconhecendo que as entidades de interesse público desempenham papéis cruciais nos mercados globais. A convergência entre auditoria e normas éticas, em termos e conceitos, é de interesse público e é uma das principais prioridades”, afirmou o presidente do International Auditing and Assurance Standards Board (IAASB), Tom Seidenstein.

As propostas, que podem ter implicações futuras para os padrões do IAASB, são:

  • introdução de um objetivo abrangente para requisitos adicionais para aumentar a confiança na auditoria das demonstrações financeiras de PIEs;
  • ampliação da definição de PIE para incluir categorias adicionais de entidades;
  • substituição da expressão “entidade listada” por “entidade de capital aberto” e redefinição dessa categoria PIE; e
  • introdução de novos requisitos para que empresas divulguem publicamente se um cliente de auditoria foi tratado como PIE.

Por esse motivo, o IAASB incentiva todas as partes interessadas a participarem da consulta pública. Em março, dois webinars sobre o tema serão realizados. Os comentários sobre o Exposure Draft podem ser enviados até o dia 3 de maio de 2021, por meio do site do Iesba.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.