Fórum dos Conselhos Federais de Profissões Regulamentadas discute preparativos para encontro nacional em novembro

Por Sheyla Alves
Comunicação CFC

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) recebeu nas suas dependências, em Brasília (DF), a 104ª reunião plenária do Fórum dos Conselhos Federais de Profissões Regulamentadas (Conselhão). O encontro aconteceu na manhã desta terça-feira (26), e reuniu representantes das autarquias profissionais para discutir uma variedade de questões cruciais para a atuação do grupo.

Aécio Dantas, presidente do CFC e coordenador do Fórum, realizou fala de abertura e agradeceu a participação das instituições, destacou a importância da parceria e troca de experiências em gestão que são sempre fomentadas durante os encontros.

Um dos principais pontos em destaque foi o planejamento para o Encontro Nacional do Fórum, uma iniciativa que está sob responsabilidade da Comissão de Assessoramento Técnico. Este evento, previsto para acontecer em novembro de 2024, é considerado de suma importância para as profissões regulamentadas, e já está em fase de organização, com discussões sobre local, temas para palestras e outras questões relevantes. A representante do Conselho Federal de Nutricionistas (CFN), Manuela Dolinsky, enfatizou o compromisso da comissão organizadora em fazer deste evento um marco histórico.

Na ocasião, Aécio Dantas solicitou a participação ativa de todos os conselhos na concepção deste evento. Em seguimento com as pautas do dia, o coordenador do Fórum, também abordou o progresso da Comissão de Comunicação e Marketing, com destaque para a celeridade na definição dos membros da comissão, bem como a disposição de um site responsivo e outros canais de comunicação. "No ano passado trabalhamos a nossa logo, agora queremos trabalhar a questão do site e das redes sociais, e dessa forma passaremos a ter um meio de comunicação oficial do fórum", explicou ele.

Durante a reunião, a Comissão de Assessoramento Técnico apresentou suas atividades, e as tratativas para a formação de um grupo de trabalho que vai analisar questões relacionadas à instituição da personalidade jurídica do grupo. Já a Comissão de Assessoramento Parlamentar discutiu os temas relevantes para a elaboração da agenda legislativa, com o propósito de atuação direta do Fórum no Congresso Nacional e a garantia de alinhamento com as principais pautas e debates que afetam os direitos e garantias das profissões regulamentadas.

Os representantes das entidades também externaram suas visões sobre o uso do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) no âmbito de seus respectivos conselhos profissionais. Foi debatida, por exemplo, a trava legal sobre a quantidade mínima de empregados que um órgão precisa ter para pleitear a instalação do sistema.

Além disso, outros assuntos pertinentes foram abordados, como o relato das atividades da Comissão de Assuntos Educacionais do Fórum. O encontro reforçou o compromisso dos Conselhos Federais de Profissões Regulamentadas em promover a colaboração e o desenvolvimento contínuo de suas áreas de atuação, em prol do avanço profissional e do interesse público.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.