Especial: Contador termina mestrado e inicia doutorado para inspirar os filhos

Conheça a história do empresário contábil Teófilo Soares e saiba mais informações sobre como ingressar em curso de mestrado em Contabilidade

Por Ingrid Castilho
Comunicação do CFC

Após 12 anos da graduação, o empresário contábil Teófilo Soares, de Campina Grande (Paraíba), decidiu enfrentar mais um desafio educacional: iniciar o mestrado. A motivação que surgiu em um momento difícil, com a perda do pai, trouxe bons frutos, como o título de mestre e a experiência de desenvolver um software com base em uma gestão de valor.

Na semana do Dia do Profissional da Contabilidade, comemorado em 25 de Abril, o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) mostra como é importante a educação profissional continuada e como é possível ingressar em especializações para desenvolver estudos que apoiam o serviço diário dos contadores.

Soares explica que o seu principal objetivo com o mestrado era obter conhecimento avançado e estratégico na profissão. A dissertação aborda como o monitoramento interno reduz gerenciamento de resultado em empresas endividadas. Tal conteúdo é utilizado cotidianamente em seu trabalho.

Foto: Teófilo Soares ao lado da família. Inspirar os filhos é um dos motivos para seguir com o doutorado em Contabilidade / Arquivo Pessoal

“Além de aplicar técnicas de finanças para auxiliar nas medições de ativos, passivos, receitas e despesas, criamos uma plataforma de serviços com gestão baseada em valor para nossos clientes. Mostramos que, quanto mais se trabalham os aspectos de organização e implementação de processos, mais é possível agregar valor ao negócio do ponto de vista da continuidade”, detalha.

Atualmente, com o título de mestre em mãos, Soares cursa doutorado na Fucape Business School – o que é motivo de muito orgulho, especialmente devido à sua origem humilde. “Meu pai era caminhoneiro, e minha mãe, dona de casa. Além de adquirir conhecimento, eu queria [com as especializações] alçar voos que jamais foram alcançados por minha família e servir de inspiração para meus filhos. Tudo isso me motivou a superar meus limites. Meu destino é esse: nunca desistir”, relata o contador.

Para aqueles que desejam se especializar, ele deixa uma mensagem de incentivo. “Não podemos ficar olhando para o que está faltando, mas, sim, para o que temos e o que podemos conquistar. O mestrado deu um novo significado à minha mente”, conclui.

Como ingressar no mestrado em Contabilidade?

O diretor de Relações Institucionais da Associação Nacional de Programas de Pós-Graduação em Ciências Contábeis (Anpcont), professor e pós-doutor Marcelo Botelho explica que os programas de mestrado são ofertados por instituições de ensino superior públicas e privadas, que têm autonomia para definir como se dá o processo seletivo.

Vale lembrar que os programas só são realizados mediante autorização da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), vinculada ao Ministério da Educação (MEC), e os alunos devem verificar essa validação ao buscarem a especialização.

“A maioria dos processos é feita por meio de uma prova de conhecimentos gerais – como língua portuguesa, matemática e raciocínio lógico – ou de conhecimentos específicos da área do mestrado – como Contabilidade. Pode haver também testes de língua estrangeira que, quando exigidos, costumam ser de inglês, e etapas de entrevistas e análise dos projetos dos candidatos”, especifica Botelho.

O professor também destaca que a Contabilidade abarca várias linhas de estudo, e que o mestrado pode ser desenvolvido para encontrar soluções práticas para problemas cotidianos da vida profissional, como foi no caso do contador Teófilo Soares. Ele reforça que há um leque de oportunidades para os que desejam ingressar, e que até mesmo os profissionais que estão há muito tempo longe da sala de aula podem e devem participar.

“Isso é muito valorizado na área de Contabilidade, pois a experiência profissional é uma fonte importante de problemas a serem desenvolvidos e estudados no mestrado. Não há restrições para que os profissionais retornem ao meio acadêmico. Também não é necessário já estar no meio acadêmico para se especializar. O treinamento da resolução de problemas e do uso de métodos que o mestrado proporciona é cada vez mais valorizado no mercado de trabalho, inclusive com o aprofundamento do conhecimento na área contábil. Então, esse é um grande mito que devemos combater”, finaliza o professor.

Para conhecer alguns dos programas de mestrado e doutorado em Contabilidade oferecidos no Brasil, o leitor pode acessar a página da Anpcont de Programas Associados, clicando aqui.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.