CRCPR homenageia Maria Clara Bugarim por seu legado feminino na classe contábil brasileira

Por Rafaella Feliciano

Comunicação CFC

A presidente do Comitê de Integração Latino Europa-América (Cilea) e também presidente da Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon), Maria Clara Cavalcante Bugarim, recebeu, nesta segunda-feira (15), na cidade de Curitiba (PR), a Comenda Destaque do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR).  Esta é a maior honraria da instituição e é ofertada a personalidades que se destacam por colecionarem um legado de bons atos, boas práticas, bons trabalhos, conquistas, dedicação, comprometimento pessoal e profissional em prol da causa contábil.

“Além da sua relevância na atividade classista, essa alagoana possui extensa produção acadêmica, contribuindo para o desenvolvimento e fortalecimento das Ciências Contábeis no país e no exterior. Sem dúvidas, a sua competência e dedicação tem elevado a Contabilidade brasileira a patamares cada vez mais elevados”, ressaltou o presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Aécio Prado Dantas Júnior, uma das autoridades presentes na solenidade.

Aécio lembrou que, ao longo de sua brilhante carreira, Maria Clara foi a primeira mulher a presidir o Conselho Regional de Contabilidade do Estado de Alagoas, a Fundação Brasileira de Contabilidade, o Conselho Federal de Contabilidade, a Associação Interamericana de Contabilidade, o Comitê de Integração Latino Europa-América e a Academia Brasileira de Contabilidade. “Todos esses feitos geram um grande impacto social. Afinal, sem dúvidas, Maria Clara é exemplo e vem inspirando gerações de profissionais da contabilidade, que foram e são encorajadas a partir da sua primorosa história”, concluiu.

O presidente do CRCPR, Laudelino Jochem, explicou que a Comenda Destaque CRCPR foi criada em 2022, pela Resolução nº 840/2022, e a indicação de Maria Clara Bugarim foi aprovada de forma unânime pelo plenário paranaense. “Ultrapassamos as fronteiras do Paraná e fomos buscar, no Nordeste do Brasil, uma pessoa cuja história de dedicação à causa contábil é grandiosa. Maria Clara, esta homenagem é mais que um reconhecimento. É um muito obrigado pela sua trajetória em benefício dos mais de 520K profissionais da contabilidade, onde 43% (229.716) são mulheres, que atuam na área. Que você continue a nos brindar com a sua, sempre, desejável presença, apoio, estratégia e inteligência”, destacou Laudelino Jochem.

Emoção e homenagens

Não faltaram homenagens de mulheres que representam a classe contábil em agradecimento ao legado de luta e resistência de Maria Clara Bugarim pela equidade de gênero na contabilidade, bem como pela ocupação de grandes cargos de lideranças.

A conselheira Rosemere Kiyomi Hayashi, coordenadora do CRCPR Mulher, disse que Bugarim sempre foi um “exemplo de força e liderança” e agradeceu por incentivar as outras mulheres. Já Ariane Yumi de Almeida Rocha, coordenadora geral das Comissões Temáticas do CRCPR, comentou que, mesmo em um mundo onde os homens ainda são predominantes, “Maria Clara Bugarim consegue definir o conceito de mulher multitarefas, que está disposta a perpassar, de forma sempre proativa e exitosa por lugares como o profissional e o pessoal”.

A presidente da Academia de Ciências Contábeis do Paraná (ACCPR), a contadora Nilva Amália Pasetto, relembrou a vida acadêmica da agraciada Maria Clara Bugarim que possui dois doutorados: um em Engenharia e Gestão do Conhecimento, pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); e outro em Contabilidade, pela Universidade de Aveiro, em parceria com a Universidade do Minho, em Portugal. Para ela, a sua competência transcende a contabilidade, “Ela é o retrato de que, pela educação, as mulheres podem ser o que quiserem e alcançar espaços até então inimagináveis”, salientou.

A presidente do Instituto Paranaense da Mulher Contabilista, a conselheira suplente Ana Cláudia Serrato Kruger; e a representante do CRCPR no CFC Mulher, a conselheira Eva Schran de Lima, encerraram as homenagens ratificando o quanto a contadora Maria Clara Bugarim tem influenciado a vida das mulheres e incentivado as contadoras na busca por espaços de liderança.

Palavra de ordem gratidão

O ex-presidente do Conselho Federal de Contabilidade e esposo de Maria Clara Bugarim, José Martonio Alves Coelho, também participou da homenagem e disse que “lealdade” é a palavra que mais combina com a sua companheira de vida. “Dentre tantos elogios que hoje, aqui, foram relatados, digo que lealdade é a que mais se aproxima ao coração de Clara. Como pessoa, como ser humano, como mulher. Na vida pessoal, no mundo profissional, político institucional, ela sempre esteve ali, pronta para oferecer o seu trabalho e dedicação”.

Após tantas honrarias, a emoção se fez presente no discurso da grande homenageada. “Ouvindo cada relato neste auditório, é difícil não olhar para trás e não se emocionar. Primeiro, quero dizer que a palavra gratidão define o que estou sentindo; a Deus, a minha família, amigos e a todas as mulheres que vieram antes e depois de mim. Vocês me inspiram e me orgulham”, afirmou.

A nova comendadora do CRCPR relembrou a sua luta classista e ratificou que a equidade de gênero significa muito mais que o alcance de números, mas a conquista por espaços de fala e decisões, tanto para homens quanto para mulheres. “Estou recebendo essa comenda, representando a força dessa classe e do nosso movimento feminino. É um privilégio e uma honra representar as mulheres. Aqui não sou a Clara, sou as Marias, mulheres que se dedicam, todos os dias, ao esforço e ao trabalho de muitas, para um futuro melhor”, concluiu.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.