Contador Parceiro: Programa que prepara contadores para atender às micro e pequenas empresas é um dos temas do Conexão Contábil

Por Lorena Molter

Comunicação CFC

O programa “Contador Parceiro – Construindo o Sucesso” foi apresentado ao público do Conexão Contábil, edição Sul, na tarde desta quarta-feira (31). O evento é realizado pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e pelo Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR). A iniciativa é gratuita e acontece no formato híbrido, com transmissão pelo canal do CFC no YouTube.

O programa é fruto de uma parceria entre o CFC e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Para falar sobre o tema, foram convidados a presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Pernambuco (CRCPE) e coordenadora do Comitê Gestor Nacional do Programa “Contador Parceiro: Construindo o Sucesso”, a contadora Maria Dorgivânia Arraes Barbará; a presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC), a contadora Marisa Luciana Schvabe de Morais, e o consultor da Regional Centro do Sebrae Paraná, Agenor Felipe Krysa. A vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina do CFC, a contadora Sandra Maria de Carvalho Campos, foi a moderadora do painel.

Krysa iniciou a sua apresentação afirmando a relevância da classe contábil para os pequenos negócios. “O profissional da contabilidade é fundamental para o desenvolvimento das pequenas empresas, especialmente na retomada econômica no pós-pandemia de covid-19”. O consultor do Sebrae falou que é justamente por esse motivo que a entidade mantém forte a parceria com o CFC na manutenção do programa e ressaltou o valor da relação de confiança estabelecida entre empresários, empreendedores e contadores.

O painelista ainda apresentou um estudo realizado pelo Sebrae/PR voltado para entender quem são os micro e pequenos empresários, bem como as suas dificuldades e necessidades. O objetivo foi justamente compreender esse público para oferecer soluções customizadas, que impactem positivamente esses negócios e contribuam com os seus desenvolvimentos. Os resultados do estudo foram apresentados e explicados por Krysa, que também falou sobre as mudanças do mercado consumidor e dos ambientes externos e seus reflexos nessas empresas de menor porte.

Outro ponto abordado pelo representante do Sebrae foi a capacidade de os profissionais da contabilidade para assessorar as empresas. “Os contadores têm muita força para atuar com essas empresas como consultores nesse processo [de gestão], de ajudar, realmente, as empresas a estruturarem os seus custos e as suas despesas, a entenderem o seu ponto de equilíbrio, a poderem calcular o seu resultado”, disse. Krysa também afirmou que os contadores são fundamentais para no planejamento estratégico desses negócios.

Com base nessas reflexões, expôs aos participantes o foco do programa Contador Parceiro – Construindo o Futuro. Segundo apresentou, uma das finalidades da iniciativa é “capacitar os profissionais da contabilidade para atuar em gestão, empreendedorismo e gestão visando à criação de uma rede de suporte e consultoria para os pequenos negócios”. A proposta é que a classe contábil esteja ainda mais preparada para assessorar esses negócios em busca dos seus crescimentos.

A presidente do CRCSC iniciou a sua exposição dizendo acreditar que os desafios enfrentados pelos micro e pequenos empresários podem ser solucionados por meio do trabalho de profissionais da contabilidade devidamente capacitados. Para Morais, o programa pode ser um desses caminhos de formação.

Dando continuidade, a contadora compartilhou detalhes da iniciativa com os participantes, como o público-alvo direto e indireto, o objetivo geral, o escopo da parceria entre o CFC e o Sebrae, os integrantes do comitê gestor nacional e o funcionamento e a estrutura do programa. A painelista ainda informou que o curso conta com pontuação no Programa de Educação Profissional Continuada (PEPC) do CFC.

Ainda durante o painel, Maria Dorgivânia Arraes Barbará alertou o público sobre a necessidade de adaptação da linguagem dos contadores no trato com os clientes e informou que esse tópico está inserido no programa. “Essa linguagem do Contador Parceiro é aquela que nós, consultores, precisamos desenvolver para atender à micro e pequena empresa. Você não pode prestar uma consultoria a pequenos negócios usando uma linguagem técnica”, pontuou.

No encerramento da exposição, a vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina do CFC, Sandra Maria de Carvalho Campos, resumiu o impacto social do Contador Parceiro. “Esse programa é fundamental, pois possui uma abrangência que contempla o empresário, a sociedade, o negócio e o cliente, em todos os níveis e sentidos”.

Para assistir ao painel, clique aqui.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.