Comissão Nacional do CFC Voluntário se reúne para traçar planos de ação para 2023

Por Luciana Melo Costa
Comunicação CFC

A Comissão Nacional do CFC Voluntário está reunida nesta terça-feira (18) para traçar planos de ação para 2023. Os recém-nomeados membros da comissão estão atualizando as diretrizes e ações já desenvolvidas pelo programa. O objetivo da iniciativa é otimizar a atuação e abrangência do programa, além de ampliar o volume de entregas sociais.

O presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Aécio Dantas, abriu os trabalhos da reunião destacando a importância do programa e, na sequência, sugeriu que o CFC Voluntário foque suas ações na contribuição técnica para os Fundos da Criança e do Idoso. Para Aécio Dantas, o estímulo às doações para esses fundos devem ser ponto central das ações do CFC Voluntário, uma vez que o potencial social desses fundos é muito amplo. Assim, destacou-se a relevância de o profissional da contabilidade atuar na conscientização dos contribuintes e na regularização e constituição desses fundos em âmbito estadual e municipal, além de apoiar as organizações sociais na elaboração de projetos e na respectiva prestação de contas.

A coordenadora da Comissão Nacional do CFC Voluntário, conselheira Gercimira Ramos Moreira Rezende, reiterou a observação feita pelo presidente do CFC, e mostrou que o volume de doações desses fundos pode subir exponencialmente: de R$ 250 milhões, quantia alcançada em 2022, para a cifra de R$ 5 bilhões. O montante pode ser atingido caso os contribuintes aptos a realizarem essas doações façam uso desse mecanismo, que permite o abatimento de até 6% da restituição, conforme informações divulgadas pela Agência Brasil.

A reunião continuará na tarde de hoje. Participaram, no turno matutino, o vice-presidente de Política Institucional, Manoel Carlos de Oliveira Júnior, e os conselheiros membros da Comissão Nacional CFC Voluntário Gercimira Ramos Moreira Rezende (MT), Maurício Gilberto Cândido (PR), Roberta Veras Antonio (AM), Maria Constança Carneiro Galvão (BA) e Lana Glicia Veiga Feitosa Oliveira (SE).

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.