Circuito Técnico apresenta as competências fundamentais para o profissional da contabilidade no mercado de trabalho

Por Lorena Molter

Comunicação CFC

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) discutiu quais são as competências essenciais para o profissional da contabilidade na 19ª edição do Circuito Técnico. Durante o evento, foi apresentado um panorama, em nível internacional, sobre a profissão e compartilhadas as tendências da área nos Estados Unidos (EUA). Na ocasião, o público também pôde conhecer a visão da Associação Interamericana de Contabilidade (AIC) sobre o tema. O encontro virtual aconteceu nesta segunda-feira (25) e foi transmitido pelo canal da autarquia no YouTube.

“Qual o ambiente em que o profissional está inserido e perspectivas?”, “Quem é o contador e quem ele precisa ser?” e “Quais os maiores desafios do profissional para o futuro?” foram as perguntas feitas pelo professor assistente na Universidade de Illinois (EUA), doutor Gerlando Augusto Sampaio Franco de Lima, para que os participantes refletissem sobre a profissão contábil.

O docente expôs ao público um panorama da Contabilidade nos Estados Unidos e o resultado de uma pesquisa realizada no país norte-americano (fonte: Todd Shapiro, CEO of the Illinois CPA Society, IAS Midyear meeting 2022), que apontou quais são as funções em alta na área de Ciências Contábeis naquele país. “Foi feita uma análise gráfica, neste ano, aqui nos Estados Unidos e você vê que há uma demanda crescente por analista de dados e cientista de dados, de uma forma geral; inteligência artificial e machine learning specialists (especialistas de aprendizado de máquinas); especialista em grandes dados; e strategic advisors”, pontuou.   

Outra questão apresentada pelo professor foi a necessidade de os profissionais da contabilidade dominarem a linguagem tecnológica. A pesquisa “Perfil dos Estagiários nas Big Fours”, cujos dados foram recolhidos em um Congresso em Miami (EUA), em 2019, pela Área Internacional de Contabilidade (AIS), discutiu o que esperar dos estudantes, dos graduados e dos professores de contabilidade nas próximas duas décadas, e o resultado demonstrou que o conhecimento digital é essencial para a área. Ao apresentar essa análise, Gerlando Lima, informou que a investigação foi feita com as quatro Big Fours dos Estados Unidos e todas disseram que os alunos precisavam entender de programas como Excel, Python e Tableu, entre outros.

Na opinião de Gerlando, o foco de formação no novo contexto das Ciências Contábeis está em “... criar uma pessoa que tome decisões, que saiba discutir, falar, pensar criticamente uma vez que essas são as habilidades necessárias”.  

A conselheira do CFC e coordenadora do Circuito Técnico, Palmira Leão de Souza, ressaltou que, há algum tempo, discute-se, no meio contábil, as necessidades de mudanças na formação dos profissionais da contabilidade. A contadora ainda destacou a importância do pensamento interdisciplinar e a inserção de temas de outras áreas no contexto das Ciências Contábeis. “É fundamental que professores e acadêmicos estejam preparados. Eu acho que essa discussão que está tendo agora, no Conselho Federal, de uma nova grade curricular, de repensar o ensino, é muito importante”, afirmou.

A visão da Associação Interamericana de Contabilidade (AIC) sobre o tema também foi compartilhada durante o encontro. A presidente da Comissão Técnica de Pesquisa Contábil da AIC, Norma Pontet, ressaltou que, na realidade, não se deve pensar em qualidades que o contador deve possuir nas próximas décadas. Segundo a palestrante, o futuro já chegou e uma mudança de perfil deve ser trabalhada agora, no presente. “Nós ficamos fora do mercado se não temos certas competências incorporadas”, pontuou.

Pontet falou do informe da International Federation of Accountants (Ifac, na sigla em inglês) sobre as habilidades necessárias aos profissionais da contabilidade. Entre os itens apresentados pela professora estavam a visão para os negócios; as novas competências comportamentais, como pensamento crítico, curiosidade intelectual, adaptabilidade, busca por aprendizado constante, comportamento ético na proteção de dados, habilidades gerenciais não tradicionais no meio contábil, entre outros; a visão digital; a capacidade de síntese e de análise de dados; a comunicação eficaz por meio das novos canais e tecnologias.

A conselheira do CFC Ticiane Lima dos Santos explicou aos participantes algumas práticas e comportamentos de gestão que devem nortear os contadores, segundo o relatório do Institute of Management Accountants, publicado em dezembro de 2021. Entre as competências analisadas dentro dessa nova mentalidade profissional, a palestrante falou sobre questões, como estratégia, planejamento e atuação; comunicação e controle; tecnologia e análise; perícia de negócios e operações; e liderança.

A contadora destacou as habilidades sociais do profissional da contabilidade. A conselheira ressaltou que a questão comportamental é muito importante no contexto das empresas. “É como o ser humano evolui, como ele se posiciona para tomar decisão”, disse. Ticiane ainda enumerou a comunicação eficaz, o espírito colaborativo, as habilidades de gerenciamento de mudanças, o trabalho em equipe multifuncional, o autogerenciamento, o pensamento crítico aguçado, a mediação, entre outros, como competências que devem ser absorvidas pelo profissional que quer ser mais completo.

Para assistir à palestra, clique aqui.

Sobre o Circuito Técnico

O Circuito Técnico é organizado e conduzido pela Câmara Técnica do CFC e tem o objetivo de levar informações ao contador sobre temas do seu dia a dia de trabalho para que consiga prestar serviços cada vez melhores para a sociedade.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.