CFC recebe convite para participar da Rede Governança Brasil

Por Rafaella Feliciano
Comunicação CFC

Uma rede colaborativa comprometida em disseminar as boas práticas de governança no Brasil e na América Latina. Essa é a principal missão da Rede Governança Brasil (RGB), uma associação colaborativa que busca a promoção de um Estado que execute suas políticas públicas baseadas em entregas efetivas à sociedade, com ética e transparência.

Idealizado pelo ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Augusto Nardes, a RGB foi criada em julho de 2019 e já possui mais de 300 voluntários espalhados em 22 estados, no Distrito Federal e em mais três países: Argentina, Itália e Portugal.

Nesta terça-feira (17), o ministro Nardes convidou o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) para fazer parte do projeto. O convite foi realizado durante uma visita institucional, que contou com a presença do presidente do CFC, Zulmir Breda; do vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CFC, Aécio Prado Dantas Júnior; da diretora executiva do CFC, Elys Tevania; do diretor financeiro da RGB, Henrique Farinon; e do presidente do Instituto Latino-Americano de Governança e Compliance Público (IGCP), Marcelo Becker.

Na ocasião, Nardes, que também é embaixador da RGB, ressaltou a importância dos profissionais da contabilidade nesse processo. “Queremos contar com a participação dos contadores, pois sabemos que são profissionais qualificados e estão preparados para nos ajudar na implementação efetiva da boa governança no âmbito da administração pública”, ratificou.

Ainda segundo Nardes, o maior desafio é levar as boas práticas aos municípios e, portanto, a participação da classe contábil, expressiva, com mais de 519 mil profissionais, é imprescindível ao trabalho da RGB.

O presidente do CFC, Zulmir Breda, agradeceu a oportunidade e disse que o Conselho está à disposição para a construção de um acordo de cooperação técnica e a criação de um grupo de trabalho, no âmbito da governança pública, para ajudar na disseminação da RGB. “Também podemos levar o trabalho da Rede para os conselhos regionais de contabilidade, presentes em todos os estados do País”.

Breda parabenizou o ministro Nardes pela iniciativa e destacou que o Sistema CFC/CRCs vem cumprindo todas as exigências dos mecanismos de governança pública, liderança, estratégia e controle. Sobre o assunto, a diretora executiva do CFC, Elys Tevania, ressaltou que o Conselho Federal de Contabilidade foi a primeira entidade de profissão regulamentada a entregar, em 2019, o Relato Integrado ao TCU, junto com os relatos dos 27 Conselhos Regionais de Contabilidade. Além disso, ela também explicou que o Sistema CFC/CRCs já trabalha na implementação da governança em tecnologia, com destaque para a adequação à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).

Sobre o desafio de levar as práticas de governança para os municípios, o vice-presidente do CFC, Aécio Dantas, ressaltou a necessidade de parcerias com os Tribunais de Contas, bem como a criação de índices de governança municipais que possam estimular a capilaridade das ações nas prefeituras do País. No âmbito do CFC, Aécio também sugeriu a realização de eventos para levar conhecimento e capacitação aos profissionais da contabilidade, para que eles possam colaborar na implementação efetiva da governança no âmbito da administração pública. “É preciso aproximar a governança à realidade dos municípios e isso só é possível com informação e capacitação”, completou.

Um acordo de cooperação técnica entre o CFC e a RGB deverá ser assinado ainda este ano. Para conhecer mais sobre o trabalho da Rede Governança Brasil, acesse aqui.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.