CFC participa da I Cerimônia de Premiação do Ranking de Qualidade da Informação Contábil e Fiscal no Siconfi

Por Daniel Bruce
Comunicação CFC

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) como parceiro do projeto que visa premiar gestores e contadores públicos, com base na Portaria STN n.º 807/2023 participou, nesta quinta-feira (21), da I Cerimônia de Premiação do Ranking de Qualidade da Informação Contábil e Fiscal no Siconfi realizada no Edifício Anexo do Ministério da Fazenda (MF), em Brasília/DF.

O evento foi promovido pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN) do Ministério da Fazenda (MF) para celebrar o resultado do ranking Qualidade da Informação Contábil e Fiscal (Siconfi) para os entes da federação, relativo ao exercício de 2022. 

A premiação visa reconhecer e condecorar os entes federativos e profissionais da contabilidade pela elaboração e envio de informações contábeis consistentes e de qualidade ao Órgão, fomentando a transparência e a melhoria da qualidade dos dados sobre as contas públicas subnacionais.

Na oportunidade, o presidente do CFC, Aécio Dantas, foi representado pelo coordenador-adjunto da Câmara Técnica da autarquia e integrante da mesa da cerimônia, contador Wellington do Carmo Cruz; acompanhado da assessora da presidência, contadora Cintia Pimentel.

Também integraram a mesa da cerimônia o secretário do Tesouro Nacional, Rogério Ceron; o governador do Estado de Rondônia, Marcos José Rocha dos Santos; o secretário de Fazenda do Distrito Federal, José Itamar Feitosa; o presidente da Associação Brasileira das Secretarias de Finanças das Capitais (Abrasf), Rodrigo Fantinel; o presidente do Grupo de Gestores das Finanças Estaduais (Gefin), Elói Astir Stertz; a representante do Banco Mundial para o Brasil, Sadia Afolabi.

Durante a entrega das premiações, Rogério Ceron destacou a importância do trabalho do profissional da contabilidade para a promoção da governança e da transparência das contas públicas. “O trabalho contábil é algo tão fundamental para a gestão fiscal, para a gestão pública e muitas vezes é um trabalho que não é visto como deveria”, disse.

Já o governador do Estado de Rondônia, Marcos José Rocha dos Santos, ressaltou que a contabilidade é aliada para que a gestão tenha êxito. Segundo o gestor público, o trabalho dos profissionais da contabilidade, com a transparência e as boas práticas, garantiu o segundo lugar no ranking. “Parabéns por toda a dedicação. Vamos trabalhar cada vez mais para que o Estado de Rondônia tenha bons resultados”, disse.

Para Sadia Afolabi, o Banco Mundial reconhece que a contabilidade pública representa uma atividade fundamental para uma boa gestão. “É necessário desenvolvê-la para gerar informações com qualidade que impactam nos riscos fiduciários do Banco Mundial. Além disso, informações confiáveis permitem ao garantidor que é o governo federal que avalia as capacidades de pagamento de cada ente da federação”, pontuou.

Na sequência, o coordenador-adjunto da Câmara Técnica do CFC falou do papel fundamental do prêmio para o reconhecimento da atuação técnica dos contadores na gestão pública. Wellington Cruz também pontuou que contadores e contadoras devem ter a sua atuação reconhecida pelos gestores. “Sem a informação adequada da contabilidade, sem o trabalho executado por vocês para uma gestão eficaz e com capacidade para receber financiamento nada disso seria possível”, disse.

O evento foi transmitido ao vivo, por meio do canal oficial do Tesouro Nacional no YouTube. Para acessar o conteúdo, na íntegra, clique aqui.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.