CFC marca presença no XXII Encontro de Contabilidade do Tocantins

Por Rafaella Feliciano
Comunicação CFC

Com o tema Contabilidade: conhecimento que transforma, o XXII Encontro de Contabilidade do Tocantins, acontece nesta quinta (27) e sexta (28), na cidade de Palmas, e traz para o debate a importância da capacitação dos profissionais para o acompanhamento das inovações tecnológicas vivenciadas pelo mundo contábil.

O presidente do Conselho Federal de Contabilidade, Zulmir Breda, participou, na noite da última quinta (27), da abertura do encontro. Durante a solenidade, ele destacou a importância da educação continuada e informou que o Sistema CFC/CRCs tem investido e fomentado, cada vez mais, iniciativas, como o Encon, que, segundo o presidente, são o caminho para a melhora qualitativa do profissional da contabilidade.

Sobre os avanços tecnológicos, Zulmir Breda voltou a ressaltar a necessidade de capacitação e aprimoramento da classe contábil para a adaptação às mudanças. Mas ressaltou que a chegada das inovações, como a automação, não significa a extinção da carreira contábil, mas, mais uma transformação das diversas que a Contabilidade já passou ao longo de sua história.

“O conhecimento contábil, técnico e científico, é fundamental. Mas o mercado exige muito mais que isso. Ele quer que nós tenhamos a capacidade de desenvolver outras habilidades que são essenciais para a nossa profissão, como, por exemplo, ter uma visão mais crítica e estratégica, o domínio das ferramentas tecnológicas, a análise de dados e boa capacidade de comunicação e liderança”, disse Breda.

Zulmir Breda durante seu pronunciamento na abertura do evento

Para ele, é preciso deixar para trás o papel tradicional, de nível operacional, para assumir um nível mais estratégico nas empresas. Para isso, o presidente do CFC conclamou os participantes do encontro a buscar habilidades e explorar o potencial informativo que possuem. “O Brasil precisa muito de desenvolvimento e de progresso. E a classe contábil tem um compromisso com a nação brasileira para ajudar na melhoria do ambiente de negócios. Dessa forma, estamos empenhados nesse compromisso, combatendo, inclusive, a corrupção, que tem destruído os pilares econômico, social e financeiro”, ressaltou.

O presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Tocantins, Norton Thomazi, disse que o CRCTO tem se empenhado em oferecer capacitação aos profissionais locais e anunciou que o estado ganhará, já no segundo semestre de 2019, o primeiro curso de doutorado na área de Ciências Contábeis. “Nós também estamos inaugurando a nossa Academia Tocantinense de Ciências Contábeis,  uma grande conquista da nossa gestão”, completou.

Segundo o presidente Thomazi, os avanços tecnológicos não são uma ameaça à profissão, mas, sim, uma oportunidade de aprimoramento e transformação. “A nossa classe só acabará se nós mesmos a destruí-la. Portanto, ética e disciplina são fundamentais para o nosso futuro”, concluiu.

Durante a cerimônia, também foi entregue a medalha Mérito Ivan Carlos Gatti concedida ao contador tocantinense Raimundo Américo da Silva.

O futuro da profissão contábil

A palestra magna foi realizada pelo contador Vicente Sevilha, sobre o tema “O futuro da profissão contábil”. O empresário trouxe exemplos de como as inovações tecnológicas têm alterado a rotina do profissional da contabilidade e a importância de estar preparado para essas transformações.

O palestrante fez uma cronologia sobre a história da Contabilidade no País e disse que a classe está acostumada a enfrentar mudanças e afirmou que a tendência é que tenhamos, cada vez mais, o contador como uma figura estratégica nas empresas.

“Automatizar não é assustador. É libertador. A nossa profissão não vai acabar, vai nascer de verdade. Precisamos reescrever a nossa história”, enfatizou.

Clique aqui e confira todas as informações do XXII Encon.

Da esq. para a dir.: Norton Thomazi, presidente do CRCTO; Garibaldi Dantas Filho, conselheiro do CFC; Sebastião Célio, conselheiro do CFC; Vânia Labres, conselheira do CFC; Zulmir Breda, presidente do CFC; Marisa Schvabe, conselheira do CFC; Rivoldo Costa Sarmento, conselheiro do CFC; João Gregório Júnior, conselheiro do CFC; e, Miguel Ângelo Martins Lara, conselheiro do CFC.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.