Capes abre vagas para doutorado “sanduíche”; professor vê chance para alunos de Ciências Contábeis

Por Juliana Oliveira
RP1 Comunicação

20º Congresso Brasileiro de Contabilidade vai discutir a importância de as IES buscarem acreditação e certificação internacional

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) anunciou, na semana passada, a abertura de processo de seleção de mais de 2 mil bolsas para doutorados “sanduíches” curso em que o estudante faz uma parte da formação em uma universidade no exterior. Segundo o professor e chefe do Departamento de Ciências Contábeis e Atuária da USP, Gerlando Lima, esta é uma ótima oportunidade para os alunos de doutorado em Ciências Contábeis.

Estão sendo oferecidas vagas para todos os 2.185 cursos de doutorado do País. Para se inscrever é necessário que o aluno esteja regularmente matriculado em um programa de doutorado; tenha conhecimento suficiente para acompanhar o curso na língua em que é ministrado, tenha nota de 3 a 7 na avaliação quadrienal da Capes; não acumule a bolsa com nenhuma outra fonte de pagamento que venha do Tesouro Nacional; e não ultrapasse o período total do doutorado estipulado pela Coordenação.

De acordo com Lima, a primeira medida que o interessado deve tomar é escolher o orientador que acompanhará seus estudos fora do País. “É importante achar um pesquisador para o tema, que tenha relação com o trabalho que o aluno já esteja desenvolvendo, e a instituição, que pode ser pública ou privada, deve ser relevante para o estudo pretendido”, afirma. É importante ressaltar que a Capes não se compromete a pagar as taxas acadêmicas e de pesquisa.

Entre as dificuldades para que os alunos de Ciências Contábeis consigam uma bolsa está o conhecimento de língua estrangeira e a falta de certificação. “As melhores universidades, especialmente as americanas, privilegiam os cursos que têm certificação de excelência, como as emitidas pela Association to Advance Collegiate Schools of Business (AACSB International) e Equis Accredited Schools, e no Brasil são poucas”, afirma o professor. Para ele, as universidades europeias são mais abertas aos alunos brasileiros.

Embora tenha havido um crescimento significativo no número de programas de mestrado e doutorado em ciências contábeis no Brasil, o número ainda é baixo. Existem 26 cursos de mestrado e 11 de doutorado. “Há um crescimento, mas falta muito para suprir o déficit. Houve um gargalo grande, até 2002 a USP era a única universidade a colocar doutores no mercado. Com o crescimento de profissionais formados, as universidades podem abrir novos cursos de pós-graduação na área”, afirma Lima. O CFC mantém o projeto Excelência na Contabilidade, que fomenta abertura de cursos de mestrado e doutorado no Brasil, privilegiando regiões onde há carência desses profissionais.

Apenas recentemente complementar a formação com uma pesquisa no exterior passou a ser uma realidade para os alunos brasileiros. “Hoje, aqui na USP, quando entrevistamos um aluno para o doutorado não perguntamos se ele deseja ir para uma universidade fora do país, perguntamos para qual universidade ele irá”, conta o professor. Ele atribui o aumento do interesse ao desenvolvimento tecnológico e de infraestrutura. “Há quinze anos a internet não era uma realidade tão massiva como hoje, as possibilidades de conhecimento e intercâmbio de informações e contatos são maiores agora”.

Os benefícios das bolsas oferecidas pela Capes contemplam mensalidade, seguro saúde, auxílio deslocamento, auxílio instalação e auxílio cidade de alto custo, que é um incremento no valor da mensalidade para cidades onde o custo de vida é elevado. Para conferir os valores acesse capes.gov.br/bolsas/bolsas-no-exterior/valores-das-bolsas. O programa tem duração mínima de quatro e máxima de 12 meses. Para mais informações sobre as bolsas acesse https://migre.me/umpBT.

Temas do 20º Congresso Brasileiro de Contabilidade

 O 20º Congresso Brasileiro de Contabilidade, que ocorre em Fortaleza, de 11 a 14 de setembro, discutirá a importância de as Instituições de Ensino Superior (IES) buscarem a acreditação e certificação internacional. Este será o tema central do VIII Fórum nacional de Professores de Ciências Contábeis e XI Encontro Nacional de Coordenadores e Professores do Curso de Ciências Contábeis.

Além de discutir a importância das instituições de ensino conquistarem a certificação internacional, o 20º CBC também vai discutir o papel dos programas de pós-graduação na formação dos contadores no painel Desmitificando o Mestrado e Doutorado. O vice-reitor da Universidade de Aveiro (Portugal), José Fernando Mendes, coordenará essa discussão.

A programação completa do congresso e inscrições podem ser conferidas em cbc.cfc.org.br.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.