Augusto Nardes destaca projeto de nação em consonância com a governança pública municipal

Por Sheylla Alves
Comunicação CFC

“O que vou apresentar aqui hoje é um projeto de nação produzido pelo Tribunal de Contas da União (TCU), enquanto entidade que possui estabilidade e tem a capacidade de entregar resultados para a sociedade. É nesse aspecto que apresento o projeto ‘A Governança para Transformar o Brasil’ e a importância que todos os contadores possuem no direcionamento do país.” Com essa fala, o ministro do TCU e embaixador da RGB, Augusto Nardes, iniciou a sua palestra sobre “Governança Pública Municipal: transformando sua administração” durante a 9ª edição do Seminário de Governança Municipal para Prefeitos e Gestores Públicos.

O evento, que acontece nesta sexta-feira (23/6), em São Paulo/SP, tem como objetivo promover a governança pública como agente de proteção social. Na ocasião, o ministro ressaltou a dificuldade em implantar ações de governança municipal em todas as esferas do país, tanto nas estruturas que tangem à União, como nas que formam os estados e municípios. Oportunamente, Nardes destacou que, para entregar resultados, é necessário seguir os três princípios da governança: direcionar, avaliar e monitorar.

“É necessário estabelecer uma política de governança para o Brasil. Quem pode dar esse direcionamento são, justamente, os profissionais e técnicos especializados em contabilidade, e as pessoas que estão preparadas para isso. É necessário termos como base, para poder viabilizar um crescimento e projetarmos um planejamento estratégico para a nação, a governança. Pois, sem ela, a responsabilidade fiscal, a educação e a tecnologia, enquanto temas centrais que a nação precisa, não são priorizados”, enfatizou Augusto Nardes.

Nardes mostrou que, por intermédio da governança, é possível gerir crises e elevar o nível de qualidade das gestões municipais com o propósito de legado. Isso porque a proposta de projeto de nação visa impactar a vida das pessoas de forma genuína, permitindo trabalho contínuo de alto nível.

Na sequência, foi realizado o lançamento do Programa Nacional de Governança Pública (Pronagov), promovido pelo Instituto Latino-Americano de Governança e Compliance Público (IGCP), voltado para São Paulo. A apresentação foi realizada pelo diretor de novos negócios do IGCP, Henrique Farinon.

O Pronagov, iniciativa do IGCP, tem como finalidade capacitar servidores, gestores públicos e cidadãos comuns para se tornarem agentes de governança. O treinamento do programa é gratuito e pode ser feito em qualquer lugar do Brasil e a qualquer hora, pela internet. Segundo o IGCP, até 2027, o programa pretende impactar 5 mil cidades e ter 10 mil agentes de governança formados em todos os estados brasileiros.

Para assistir às palestras na íntegra, clique aqui.

O evento é organizado pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC), em parceria com o Conselho Regional de Contabilidade de São Paulo (CRCSP), a Rede Governança Brasil (RGB) e o Instituto Latino-Americano de Governança e Compliance Público (IGCP) e faz parte de uma série de eventos sobre governança pública que serão realizados em diversos estados do país. O seminário conta com o apoio da Controladoria-Geral da União (CGU), da Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC) e da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon).

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.