4ª Edição do FBC Connect promove debate sobre o combate à corrupção e lavagem de dinheiro

Por Daniel Bruce

Comunicação CFC

Nesta quarta-feira (7), a Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC) realizou, às 15 horas, a 4ª edição do FBC Connect - Inspirando mentes, despertando potencialidade -, no auditório do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) com transmissão simultânea, ao vivo, nos canais da autarquia e da FBC, no Youtube.

O tema da edição foi o “combate à corrupção e a lavagem de dinheiro”. A partir desta temática, os palestrantes Eduardo Pazinato, advogado, especialista em Segurança e Compliance e coordenador da Unidade de Corrupção e Integridade do Escritório da ONU sobre Drogas e Crime (UNODC); e Rafael Bezerra Ximenes de Vasconcelos, diretor de Supervisão do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) debateram o tema e discutiram a importância das normas brasileiras de contabilidade para a sociedade. A moderação ficou a cargo de Luiz Fernando Nóbrega, diretor Administrativo da FBC.

Também participaram das deliberações a vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina do CFC, contadora Sandra Maria de Carvalho Campos; e a presidente da Fundação Brasileira de Contabilidade, contadora Sandra Elvira Gomes Santiago.

Na oportunidade, Eduardo Pazinato falou sobre a necessidade de aprimorar a capacidade de gestão, intervenção e de governança dos profissionais de Contabilidade. “Quanto mais pudermos prover a categoria com subsídios técnicos, informacionais, e com boas práticas nacionais e internacionais, melhor será para a atuação nesse campo”, disse. 

Para a vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina do CFC é necessário ir além. Segundo ela, o Brasil já é signatário do pacto global anticorrupção, mas também deve demonstrar o que tem sido feito na prática. “É preciso mostrar ações e de que forma o país colabora para que essas práticas de corrupção e de lavagem de dinheiro não ocorram, porque isso impacta também na imagem do Brasil”, afirmou Sandra Maria.

O evento contou com mais de 800 visualizações de participantes que acompanharam a transmissão pela internet. Houve interação virtual por meio de perguntas e comentários enviados no chat. Aqueles que realizaram inscrição prévia no site receberam a certificação de participação no FBC Connect.

Para conferir a íntegra do debate, basta acessar o canal da FBC ou o do CFC, no YouTube.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.