Sindireceita visita o CFC e propõe parceria

Por Maristela Girotto
Comunicação CFC

Uma parceria entre os Conselhos de Contabilidade e o Sindicato Nacional dos Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil (Sindireceita) foi o tema da reunião, realizada no dia 20, na sede do CFC, entre a presidente do Sindireceita, Silvia Helena de Alencar Felismino; o presidente do Conselho Federal de Contabilidade, José Martonio Alves Coelho; e o vice-presidente de Desenvolvimento Profissional e Institucional do CFC, Zulmir Ivânio Breda.

Durante a reunião, proposta por Silvia Felismino, a presidente do Sindireceita afirmou que o Sindicato tem interesse de trabalhar com o CFC e os CRCs para obter apoio a algumas campanhas educativas, como a “Pirata: Tô fora! Só uso original”, a “Brasil sem crise”, entre outras realizadas pelo Sindicato. “Poderíamos dar palestras aos profissionais da contabilidade sobre a atuação dos analistas-tributários e sobre o funcionamento da Receita Federal”, ela propôs também. A presidente citou ainda um projeto do Sindireceita para a criação de um Conselho de Política Tributária e Aduaneira.

Martonio Coelho informou que o CFC mantém parcerias com vários órgãos e entidades, como o Sebrae Nacional, os Tribunais de Contas, a Secretaria do Tesouro Nacional (STN) e outros. “Temos por meta trabalhar com parcerias, porque, dessa forma, somamos esforços em direção a objetivos comuns”, destacou o presidente do CFC.

Segundo colocou Zulmir Breda, nos últimos anos houve avanço no reconhecimento da Receita Federal do Brasil (RFB) sobre a importância e a abrangência do trabalho dos profissionais da contabilidade. ”Hoje a Receita Federal reconhece o profissional da área como o portador da visão do contribuinte brasileiro, discutindo questões como as novas obrigações acessórias”, disse o vice-presidente, ressalvando, porém, que a classe contábil ainda tem questões a serem resolvidas com a RFB, como, por exemplo, o valor das multas previstas na legislação, como as que têm sido aplicadas às empresas em decorrência da Guia de Recolhimento do FGTS e de Informações à Previdência Social (GFIP).

O presidente do CFC informou à presidente do Sindireceita que a viabilidade da proposta de parceria será discutida, como de prática no Conselho Federal de Contabilidade, pelos membros do Conselho Diretor – que reúne o presidente, os vice-presidentes e o representante dos técnicos em contabilidade no CFC.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.