Eleições CRCs 2017: saiba como estar apto a votar

Por Maristela Girotto
Comunicação CFC

Os contadores e técnicos em contabilidade registrados nos 27 Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs) do Brasil deverão votar, nos dias 21 e 22 de novembro, para a renovação de dois terços dos Plenários dos CRCs e, em alguns Regionais, para o preenchimento de vagas, em mandato complementar, no terço remanescente. Estarão aptos a votar os profissionais que estiverem em situação regular no CRC de sua jurisdição, inclusive quanto a débitos de qualquer natureza.

De acordo com a Resolução CFC nº 1.520/2017, o prazo para a regularização da situação financeira do profissional no CRC é de até dez dias antes do início da eleição. Dessa forma, para poderem votar, os contadores e técnicos têm até 10 de novembro para procurar o Regional onde estão registrados e resolverem as pendências.

As eleições para conselheiros dos CRCs ocorrem a cada dois anos, para mandatos de quatro anos. Em 2017, da mesma forma que nos processos eleitorais anteriores, o voto é secreto, direto, pessoal e obrigatório para todos os contadores e técnicos com idade até 70 anos.

“As eleições são um momento muito importante para a categoria e, mais uma vez, estamos trabalhando para que tudo ocorra com a segurança e a transparência que o momento exige”, afirma o vice-presidente de Desenvolvimento Operacional do CFC e coordenador da Comissão Eleitoral instituída pelo CFC, Aécio Prado Júnior.

Desde 2009, a eleição para escolha de conselheiros dos CRCs se dá por meio eletrônico. Este ano, o sistema de votação pela internet permanecerá disponível, em site próprio do processo eleitoral, das 8 horas do dia 21 de novembro até às 18 horas do dia 22 de novembro.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.