CRCPI: Realizado o maior evento de contabilidade do Piauí

Com informações de Lourdes Pereira - Comunicação CRCPI

Teve início na quinta-feira (15) e seguiu até o sábado (17) a 3ª Convenção de Contabilidade do Estado do Piauí, no Blue Tree Rio Poty, em Teresina. Cerca de 600 profissionais e estudantes de Ciências Contábeis participaram deste que é o maior evento de Contabilidade do Estado.

Realizado a cada dois anos pelo Conselho Regional de Contabilidade do Piauí (CRCPI), em parceria com a Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC), a Convenção colocou em pauta temas relevantes para a categoria e para a sociedade. Este ano, o tema foi “Os desafios da Profissão Contábil na Atual Conjuntura Econômica: Contabilidade: Novos Cenários, Grandes Desafios”.

“Propomos uma ampla e abrangente programação voltada às questões que permeiam os desafios e oportunidades que se apresentam diariamente aos profissionais contábeis. É um momento único para refletirmos a contabilidade como profissão, com ciência e como uma ferramenta propulsora para a tomada de decisão capaz de impulsionar o crescimento e a retomada do desenvolvimento empresarial no país”, destacou Josafam Bonfim, presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Piauí.

A solenidade de abertura do evento aconteceu na quinta-feira (15), às 18h, e contou com a sessão de homenagens a personalidades locais e nacionais que fizeram importantes contribuições para o desenvolvimento da classe contábil, além da apresentação cultural da Quadrilha Luar do São João. Para coroar a noite, o professor doutor Eliseu Martins, um dos mais requisitados e renomados pensadores da Contabilidade na atualidade, fez a palestra magna.

A programação do segundo dia ofereceu uma lista de nomes consagrados pelo público em geral, como a contadora doutora Maria Clara Cavalcante Bugarim e Maria Constança Galvão. Também constou da programação da convenção nomes como o do controlador geral do Estado, Nuno Kauê Bernardes; o do perito judicial Antônio Gomes das Neves; e o do presidente do Sistema Fecomércio, Valdeci Cavalcante.

Medalha Contador de Pedro Tobias Duarte

Durante a solenidade de abertura da 3ª Convenção de Contabilidade do Estado Piauí, três personalidades piauienses, com um histórico de serviços prestados à profissão contábil, foram agraciadas com a Medalha de Honra ao Mérito “Contador Pedro Tobias Duarte”. Foram homenageados o secretário estadual de Administração, Franzé Silva; o ex-vereador José Ferreira; e o auditor fiscal da Fazenda Antonio Luiz Soares.  A medalha é a maior honraria da classe contábil do Piauí concedida pelo CRC.

A medalha foi instituída pela resolução CRC/PI Nº 493/2016 é concedida ao profissional de contabilidade que tenha se destaca em razão de relevantes serviços prestados à classe contábil do Estado do Piauí.

Troféus Gratidão Contábil e Amigo da Contabilidade

Outro homenageado da noite foi o prefeito de Teresina, Firmino Filho, que recebeu o troféu Gratidão Contábil.  A honraria é uma homenagem do CRCPI em agradecimento aos relevantes serviços em prol da classe contábil.

Em seguida, foi entregue o troféu "Amigo da Contabilidade", instituído pela Resolução CRCPI/PI nº 498/2017 e destinado a pessoas, empresas e entidades cujos serviços estão diretamente ligados e contribuem com o desenvolvimento da profissão contábil no Piauí.

E, para encerrar a sessão de homenagens, o presidente do CFC, José Martonio Coelho, recebeu das mãos do vereador de Teresina Enzo Samuel o título de Cidadão Teresinense.

“Sou grato às inúmeras pessoas, que, direta e indiretamente, com seu trabalho e competência, contribuíram para a minha trajetória profissional. Se hoje estou sendo aclamado como um filho legítimo de uma cidade amiga é porque os frutos profissionais nasceram de uma semeadura próspera e compartilhada. É com indisfarçada emoção que compareço a essa solenidade magna para receber tão elevada honraria. Imbuído de grande satisfação busco palavras para declarar o orgulho de ser o mais novo agraciado com o título de Cidadania Teresinense”, disse Martonio Coelho.

Programação Técnica

Na sexta-feira (16), aconteceram os seminários temáticos: Jovens Lideranças Contábeis, SPED, Organizações Contábeis, Perícia Contábil, Auditoria Contábil, Ensino Pesquisa e Tecnologia e Contabilidade Pública. Ao final, às 19h, ocorreu a Festa de Confraternização, com a apresentação da Banda Top Gun.

Já no sábado (17), os trabalhos contaram com o 1º Encontro de Academias de Ciências Contábeis e com os seminários do Voluntariado da Classe Contábil e Terceiro Setor, Mulher Contabilista, Saúde e Meio Ambiente. No intervalo, os participantes tiveram a oportunidade de circular pelos estandes das empresas que se somam ao evento para mostrar as soluções e inovações para a área da Contabilidade e outros setores, além de fazerem novos contados profissionais e parcerias.

Nos dois dias houve exposição de artigos científicos. A divulgação e premiação dos trabalhos vencedores do Concurso de Artigos Científicos encerrou a programação do evento, que teve também a apresentação de um show de humor com Amauri Jucá e Nayanna Lima.

A 3ª Convenção de Contabilidade do Estado do Piauí contou com o apoio do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e Escritório Grant Thornton e patrocínio da Gerencianet, Caixa Econômica Federal, Fortes Tecnologia em Sistemas, Agente de Registro Serama – Autoridade de Registro Certificação Digital e Soluções em Segurança da Informação, Nasajon Sistemas LTDA, Legisweb, IPOG e Alterdata.