Brasília recebe a IX edição da Semana Contábil e Fiscal para Estados e Municípios

Servidores e gestores públicos dos Estados e Municípios que atuam com Contabilidade e Responsabilidade Fiscal participam do evento

Por Fabrício Santos
Comunicação CFC

Foi realizada, na manhã desta segunda-feira (24), na Escola de Administração Fazendária (Esaf), em Brasília (DF), a abertura da IX Semana Contábil e Fiscal para Estados e Municípios (Secofem) e o V Encontro de Gestores Públicos (EGP). O evento vai até o dia 28 de abril, (sexta-feira), com uma rica programação que envolve aspectos técnicos e de gestão pública.

A Secofem tem o objetivo de reciclar, aperfeiçoar e gerar conhecimentos em Contabilidade Aplicada ao Setor Público, em Demonstrativos Fiscais e outros assuntos afins no âmbito Estadual e Municipal. Já o Encontro de Gestores promove a capacitação dos gestores públicos no que se refere à Lei de Responsabilidade Fiscal, o uso da informação de custos, operações de crédito, transferências voluntárias, o pacto federativo, a convergência aos padrões internacionais da contabilidade pública, o plano de implantação dos Procedimentos Contábeis Patrimoniais, entre outros.

A conselheira do CFC, Sandra Maria Batista, que representou o presidente do CFC, José Martonio Alves Coelho, na solenidade de abertura, disse, no seu discurso, em face da atual situação política e econômica, que “já estava na hora dos cidadãos fiscalizarem e acompanharem de perto o destino dos impostos que pagam e as ações dos atos políticos. E eventos como esses agregam valor para carreira e para os participantes, tanto pela capacitação oferecida quanto pela troca de experiências, além da interação com os demais profissionais de várias regiões do País”.

Segundo Sandra, as parcerias firmadas pelo CFC reforçam, ainda mais, a importância do  profissional da contabilidade nos diversos processos que envolvem a transparência e o controle social. “Dentre as parcerias firmadas, destaco com o Tribunal Superior Eleitoral; o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), no combate à Lavagem de Dinheiro; e a parceria com o Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União (CGU), que fortalecem o papel do profissional da contabilidade como agente do desenvolvimento social e econômico ”, disse Sandra.

IMG_3144

A conselheira do CFC, Sandra Maria Batista

Sandra também citou o trabalho do grupo Assessor da Área Pública do CFC. “São profissionais que contribuem para o avanço do processo de convergência das NBC TSP às normas internacionais. Cabe reforçar que essas parcerias firmadas e os avanços das normas brasileiras de contabilidade proporcionam vitórias que ultrapassam o âmbito da classe contábil, pois os seus benefícios se estenderão por toda a sociedade. Estamos dando um importante passo para nos aproximarmos das práticas usuais, de qualidade, transparência e de controle, assim como nos países de ‘Primeiro Mundo’”.

O presidente do CRCDF, Adriano Marrocos, destacou a importância do profissional da contabilidade no processo de gestão dos recursos públicos e ressaltou o empenho dos Conselhos Regionais com a implantação das normas contábeis aplicáveis ao setor público nos municípios, prevista para ser concluída em 2024.

Compuseram a mesa de honra o coordenador-geral de Normas de Contabilidade Aplicadas à Federação, Leonardo Silveira Nascimento; e o presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Distrito Federal (CRCDF), Adriano Marrocos.

IMG_3137

Da esq. para a dir.: Leonardo Nascimento, Sandar Batista e Adriano Marrocos

A Secofem é uma parceria da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), com o Conselho Federal de Contabilidade e com a Escola Fazendária.  Mais informações sobre inscrição e o conteúdo programático podem ser obtidos aqui.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.