Reunião Plenária do CFC oficializa início das atividades da nova gestão

Por Luciana Melo Costa
Comunicação CFC

O presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Aécio Dantas, presidiu a primeira reunião Plenária da instituição deste ano. A sessão, que foi realizada na manhã dessa quinta (10), marcou o início oficial da agenda de atividades estabelecidas pela nova gestão que estará à frente do CFC pelo biênio 2022/2023.

Na pauta de discussões, muitas ações foram homologadas, com destaque para o Manual de Auditoria, pela primeira vez revisado e atualizado. A primeira versão do documento foi aprovada pela Resolução CFC n.º 1.101, de 24 de agosto 2007.

O documento foi atualizado em conformidade com a evolução das Normas Brasileiras de Contabilidade (NBCs) relacionadas à auditoria e com os métodos e técnicas empregados pelo CFC na realização das auditorias. O manual apresenta novos modelos e orientações necessários à execução das referidas atividades e auxiliará os Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs) na prestação de contas das respectivas instituições.

Na oportunidade, a vice-presidente de Controle Interno, Vitória Maria da Silva, que conduziu todo o processo, agradeceu aos conselheiros e funcionários envolvidos na produção do novo manual e destacou a importância do documento. “Agradeço a todos que contribuíram na elaboração desse documento que será mais uma importante ferramenta no fortalecimento da governança e no controle interno do Sistema CFC/CRCs”, afirmou.   

Outro ponto de destaque foi à submissão do Comunicado Técnico de Asseguração (CTO) 05, de autoria do Instituto de Auditoria Independente do Brasil (Ibracon). O documento, encaminhado em caráter de urgência ao Plenário do CFC, trata da orientação aos auditores independentes para o trabalho de asseguração razoável sobre as informações contidas no Relatório Demonstrativo Anual (RDA), relativo à prestação de contas referente ao cumprimento das obrigações de aplicação em pesquisa, desenvolvimento e inovação da Lei n.º 13.969, de 26 de dezembro de 2019, conhecida como a Lei de Informática, e do Decreto n.º 10.356, de 20 de maio de 2020, que dispõe sobre a política industrial para o setor de tecnologias da informação e comunicação.

A necessidade de auditoria foi provocada por alterações nos prazos de entrega do RDA, referente ao exercício de 2020, prorrogado para 31 de dezembro de 2021, e dos respectivos relatórios e pareceres conclusivos, prorrogados para o dia 28 de fevereiro de 2022, o que gerou a urgência de apreciação do Plenário, que aprovou o comunicado.

A reunião Plenária aconteceu na sede do CFC, em Brasília (DF), de forma presencial, e obedeceu a todos os protocolos sanitários aplicados a esse tipo de evento.